TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vitaminas

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.673 Palavras (27 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 27

VITAMINAS

Júnior Isaías Hoffmann, juniorhoffmann.hoffmann@gmail.com1

1Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

Resumo: As vitaminas são essenciais para um corpo saudável. As vitaminas podem ajudar a curar feridas, criar um sangue novo, manter o tecido, e melhorar os processos básicos do corpo. É importante ter uma compreensão das vitaminas, afim de apreciar verdadeiramente seus benefícios. As crianças e os adultos, igualmente devem sempre se alimentar com vitamina. Comer saudável e fazer exames são a única maneira de certificar-se de que você come uma quantidade diariamente recomendada de vitaminas. Ter a quantidade quantidade recomendada de vitaminas conduzirá a uma vida mais saudável, mais feliz e mais longa. Neste trabalho, será abordado as principais vitaminas que devemos ter em nosso organismo para não termos problemas. A falta delas causam efeitos colaterias e algumas delas podem levar-nos a morte. Será disposto uma pequena definição, além da função, onde encontrá-las e algumas alterações que elas causam no organismo quando em escassez.

Palavras-chave: Vitaminas, funções, importância, classificação.

1. INTRODUÇÃO

As vitaminas são compostos orgânicos que são necessários em pequenas quantidades, sendo, essenciais para a realização de muitos dos processos que ocorrem no nosso organismo. O nome vitamina foi atribuído pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita, que significa vida e no sufixo amina, ou seja, aminas vitais ou aminas da vida. A maioria das vitaminas chega ao organismo apenas por via alimentar, sendo, por isso, muito importante que esta seja corretamente assegurada para evitar que ocorram deficiências. Em outras palavras, as vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. É possível obtê-las a partir das frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.

Embora necessárias apenas em pequenas quantidades, as vitaminas são essenciais para o crescimento. Elas são importantes contribuintes para as funções diárias do corpo e são essenciais para o seu crescimento e reparação. Elas são consideradas essenciais porque o organismo não produz vitaminas naturalmente, e estas devem ser obtidas a partir de alimentos. A maioria foi descoberta através da necessidade humana das essenciais como resultado direto de sua deficiência. A falta delas, porém, pode causar várias doenças, como o enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D e a falta da vitamina C, que matou tripulações inteiras, quando os marinheiros enfrentavam viagens longas e não se alimentando direito, muitas vezes, comendo apenas pães e conservas.

As vitaminas são classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para às armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado. Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária. São elas: Ácido Fólico, Cobalamina, Ácido Ascórbico, Piridoxina, Tiamina, Niacina, Riboflavina, Biotina e Ácido Pantotênico. Já as vitaminas lipossolúveis necessitam do auxílio de gorduras para serem absorvidas. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas podem alcançar níveis tóxicos no interior do organismo.

No presente trabalho, será abordada cada uma das vitaminas citadas acima, tanto as hidrossolúveis quanto as lipossolúveis. Será falado do que se trata cada uma delas, além de sua importância e classificação.

2. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS DO COMPLEXO B

2.1. Referente ao Metabolismo Energético

2.1.1. Tiamina (B1)

A tiamina ou vitamina B1 é uma vitamina hidrossolúvel que pertence ao complexo B. A principal função da tiamina é sua ação no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, agindo como uma coenzima - a difosfato de tiamina. É essencial para o funcionamento do coração, músculos e do sistema nervoso, porque ele

2

desempenha um papel na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. A Tiamina ou a Vitamina B1 tem a seguinte estrutura:

Figura 1: Estrutura da Tiamina.

Disponível em: http://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-b1/

A tiamina ocorre nas camadas externas das sementes de muitas plantas, e é encontrada: na cutícula do arroz, nos grãos e em muitos cereais. Também é encontrada no levedo de cerveja, na gema de ovo, no fígado, no rim, na carne de porco, no peixe, no amendoim, na noz, nos legumes, e em vegetais verdes e folhosos. Nos tecidos animais e no levedo, ela ocorre como a coenzima tiamina-pirofosfato. Ela também desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. Sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível. Sua carência pode provocar algumas alterações como:

 Beribéri: inclui a perda de peso, distúrbios relacionados ao emocional, neurite, degeneração dos nervos, perda da força, perda de apetite, dor nos membros, períodos de arritmia cardíaca e edema. Os sinais em bebês incluem taquicardia, vômito, convulsões e muitas vezes, a morte. Em adultos, é caracterizado pela pele seca, irritabilidade, pensamento desordenado e paralisia progressiva. “Embora o beribéri já seja conhecido há muito tempo nas áreas do mundo em que o arroz polido é a principal fonte de calorias, a tiamina pode ser uma das vitaminas que faltam aos norte-americanos. A dose recomendada é de 0,5 mg/dia por 1000 calorias, mas muitos adultos ingerem menos. Uma vez que a vitamina é hidrossolúvel e não pode ser armazenada no organismo, um suprimento adequado pode ser obtido pela ingestão de sementes ou produtos fabricados com farinha de trigo integral. Da mesma forma que outras vitaminas hidrossolúveis, o cozimento excessivo pode reduzir, por extração, e/ou destruir a tiamina originalmente presente na fonte de alimento.” (Conn & Stumpf, 1980).

 Encefalopatia de Wernicke:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com