TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE SANTA MARIA

CURSO: BACHARELADO EM BIOMEDICINA

DICIPLINA: EPIDEMOLOGIA

DOSCENTE: OCILMA

DISCENTES: GABRIELLE PÁDUA

                         LAYANA CARTAXO

                     LUANA QUERINO

                                                                LUCIBEL ALBUQUERQUE DE ANDRADE

.

BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS

                                                     

Cajazeiras, PB

Novembro, 2016

[pic 2]

FACULDADE SANTA MARIA

CURSO: BACHARELADO EM BIOMEDICINA

Artigo produzido sob a orientação da disciplina de Epidemiologia do IV semestre do curso de Biomedicina, do turno noturno, para obtenção de nota no final semestre.

Cajazeiras, PB

Novembro, 2016

BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS

                           

                            GABRIELLE PÁDUA[1]

                 LAYANA CARTAXO[2]

                 LUANA QUERINO[3]

                 LUCIBEL ANDRADE[4]

Introdução

 Este estudo pretende abordar os possíveis riscos de acidentes que ocorrem por diversos fatores, aos profissionais que trabalham em laboratórios na área de saúde discutimos também alguns métodos de prevenção, que possam minimizar os acidentes que ocorrem no dia-dia de trabalho desses sujeitos.

         Os profissionais da saúde no exercício de suas práticas laboratoriais estão expostos à contaminação com material biológico gerando consequentemente varias complicações futuras para a saúde dos mesmos.

         O termo Biossegurança é um conjunto de normas e procedimentos que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos relacionados à saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, como também a atividade de pesquisa cientifica, na produção e desenvolvimento da tecnologia e na prestação de serviço, (TEIXEIRA e VALLE, 2010). Nesse sentido é através do conhecimento da biosseguranças que os sujeitos podem diminuir consideravelmente os riscos que correm nas suas atividades praticas do laboratório e ainda garantir uma melhor condição de trabalho.  

A falta de conhecimento da Biossegurança por parte de estudantes e profissionais podem causar riscos à saúde sendo favorável ao aumento de acidentes, a não prática da Biossegurança está relacionada com diversas categorias, como idade, educação e cultura, (MASTROENI, 2008).

Método        

 

Através de pesquisas, leituras e avaliações de artigos analisados, discutiremos os métodos de prevenção de acidentes em laboratórios, e a importância dessa prevenção para evitar esses acidentes. Depois de nossas leituras apresentamos abaixo uma tabela com os títulos, autores, objetivos e conclusões dos artigos selecionados e a relação de dados capturados para a construção desse trabalho.

Autor(es)

Ano

Título

Objetivo

Resultados e Conclusão

Stehling, Monica Maria Campolina TeixeiraRezende, Leandro do CarmoCunha, Lucas MacielPinheiro, Tarcísio Márcio MagalhãesHaddad, João Paulo de AmaralOliveira, Paulo Roberto de.

2012

Fatores de risco para a ocorrência de acidentes em laboratórios de ensino e pesquisa em uma universidade brasileira

O estudo teve o objetivo de analisar os principais fatores associados à ocorrência de acidentes envolvendo agentes biológicos, materiais perfuro cortantes ou compostos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa de uma universidade brasileira.

Os principais fatores relacionaram-se a práticas tais como a função dos indivíduos, quantidade de horas trabalhadas por dia, número de anos trabalhado sem laboratório, trabalho em condições de pressão psicológica e estresse, fornecimento de orientações sobre os procedimentos laboratoriais, conhecimento do fluxo operacional caso ocorram acidentes e conhecimento sobre os protocolos para notificação desses agravos. Concluiu-se que a ocorrência de acidentes está associada às condutas adotadas no desenvolvimento de atividades laboratoriais e, secundariamente, à influência de características estruturais. (AU)

PEREIRA, Maria Eveline de Castro; JURBERG, Claudia; SOEIRO, Maria de Nazaré C.  e  BORBA, Cíntia M..

2010

A estruturação do Programa de Capacitação Profissional de Biossegurança no contexto do Projeto de Modernização da Gestão Científica do Instituto Oswaldo Cruz.

as etapas de estruturação do Programa de Capacitação Profissional de Biossegurança (PCPB), em consonância com o Projeto de Modernização da Gestão Científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), detalhando o ciclo planejamento-desenvolvimento-avaliação, em especial do Curso de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica.

Para a avaliação do aprendizado foram realizados, a cada módulo, pré e pós-testes. Foi verificado que todos os módulos tiveram acréscimos nas médias do pós-teste em relação ao pré-teste. Os resultados obtidos apontaram estratégias a serem seguidas no aperfeiçoamento desse modelo de educação continuada em biossegurança.

SANGIONI, Luis Antônio; PEREIRA, Daniela Isabel Brayer; VOGEL, Fernanda Silveira Flores  e  BOTTON, Sônia de Avila.

2013

Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia.

Os laboratórios de ensino de microbiologia e parasitologia nas universidades brasileiras são ambientes em que as atividades integradas, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, demandam a convivência de pessoas, agentes e amostras biológicas, equipamentos, reagentes e resíduos num mesmo espaço, sendo inevitável a exposição das pessoas aos diferentes riscos.

Esta revisão compila os principais aspectos da biossegurança relacionados aos princípios e à classificação dos riscos, dos agentes biológicos e dos níveis de contenção laboratorial, bem como aborda as boas práticas laboratoriais nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em microbiologia e parasitologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (265.2 Kb)   docx (185.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com