TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo e criminologia: controle do comportamento desviante

Resenha: Behaviorismo e criminologia: controle do comportamento desviante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo e criminologia: controle do comportamento desviante.

O método Behaviorista tem como ponto principal o fato onde, organismos animais e humanos ajustam-se ao meio ambiente através da hereditariedade e do hábito. Os estímulos levam os organismos a apresentarem respostas, conhecendo a resposta é possível predizer o estimulo, dado o estimulo é possível predizer a resposta.

O objetivo do Behaviorismo é obter conhecimento preciso dos ajustamentos ao meio ambiente por hábitos ou respostas hereditárias. O Behaviorismo psicológico deve ser uma ciência de comportamento e não o estudo introspectivo da consciência. A psicologia com o Behaviorismo procura dados sobre comportamentos experimentalmente. O objeto de estudo do Behaviorismo deve ser os itens de comportamento, movimentos musculares ou secreções glandulares, como ciência de comportamento, trata unicamente de atos que podem ser descritos em termos de estímulos e respostas.

O comportamento humano ou animal pode ser descrito em termos objetivos sem conceitos de terminologia mentalistas, predizendo o estimulo antecedente de cada resposta, as teses fundamentais do comportamento são tratadas em nível objetivo em visão mecanista de estimulo-resposta. Os aspectos do comportamento que parecem instintivos são respostas socialmente condicionadas em negação á existência de capacidades, temperamentos ou talentos hereditários. Com a falta de instinto as capacidades ou talentos herdados, o individuo adulto será o resultado do condicionamento do comportamento durante a infância, assumindo na aprendizagem sua posição fundamental.

A psicologia foi iniciada por Wundt, pela evolução do modelo científico, nos estados unidos, passando de uma visão estruturalista para funcionalista. Com a psicologia ouve um avanço no sentido da objetividade, enfatizando o comportamento e métodos objetivos em desfavor da introspecção, os funcionalistas se afastaram dos conceitos de Wundt, pois temiam questionamentos a respeito da evolução do modelo científico, acreditavam que a psicologia deveria manter-se pura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com