TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 3

Bioquímica

Relatório aula Prática

Faculdade Estácio de Sá - FIR

Alunas: Patrícia Maciel

Helida Arruda

Turma : Enfermagem 3001

Professora: Danielly Cantanelli

Reação do Biureto

Biureto  é o nome dado à estrutura originada a partir da decomposição da uréia, quando essa é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180oC:  Soluções alcalinas que contenham biureto desenvolvem uma coloração violeta, quando em presença de sulfato de cobre (CUSO4). Esse fenômeno deve-se à formação de um complexo entre o íon Cu2+ e os átomos de nitrogênio presentes na molécula do biureto.  Assim, a reação de peptídeos e proteínas com o sulfato de cobre recebeu o nome de teste de biureto, e é utilizada para pesquisa de ligações peptídicas.


Discursão/Resultados

O reagente Birueto já tem uma coloração azul e quando ele faz reação com alguma substancia que tenha proteína a sua cor fica o violeta justamente por causa da ligação peptídica que ocorre.Sendo assim quanto maior a quantidade de proteínas que há em alguma substancia se há misturamos com o birueto mais a cor rocha ficara evidente.

Tubo 1 : A cor evidente foi violeta pois na clara do ovo tem a proteína albumina que quando reagiu ao birueto ocorreu uma ligação peptídica ficando assim uma cor violeta.

Tubo 2 : A cor que ficou foi violeta pois o leite é rico em proteína;

Tubo 3: A cor do amido ficou clara não houve reação com proteínas

Tubo 4 : Á água não tem proteínas por isso a cor ficou azul claro.

Prática 2

A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente. O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.

Tubo 1 : Quando foi adicionado água oxigenada a batata crua a batata ficou com espumas ou seja a água oxigenada alterou o estado da batata crua ,aumentou a sua temperatura.

Tubo 2 : A batata cozida também não foi alterado seu estado pois ficou em equilíbrio com a temperatura da água oxigenada.

Tubo 3 : Á batata que estava cozinhada ao entrar em contato com água oxigenada não ocorreu nenhuma reação ou seja não ouve variação de temperatura pois os houve um equilíbrio de temperatura

Prática 1 : Caracterização de Aminoacidos e Peptídeos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com