TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

ÁREA: Ciências da Saúde

CURSOS: Biomedicina, Ciências Biológicas

PERÍODO: 2º/3º Semestre

TURNO: Diurno / Noturno

DISCIPLINA: Histologia

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas

I - EMENTA

A disciplina visa apresentar os aspectos da Histologia, adquirindo subsídios básicos para reconhecimento das variedades de tecidos que compõem todo o corpo humano.

II - OBJETIVOS GERAIS

 Proporcionar aos alunos fundamentos da Histologia, indispensáveis para o seu desenvolvimento no decorrer do curso e também no exercício de sua profissão.

 Consolidar os fundamentos da histologia através de aulas práticas.

 Proporcionar aos alunos o conhecimento dos tipos de tecidos que formam o organismo, bem como mostrar a interação entre estes tecidos nos diferentes órgãos.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Proporcionar aos alunos conhecimento para a identificação das variedades básicas de tecidos e sua organização nos órgãos do corpo humano.

 Procurar despertar no aluno uma visão tridimensional em termos histológicos, a fim de que possa visualizar, através dos cortes, a estrutura de todo um conjunto de tecidos formando um órgão.

 Reconhecer, ao microscópio, os diferentes tipos de tecidos e órgãos, baseando-se em características gerais de estrutura;

 Reconhecer os principais aspectos comparativos entre órgãos e sistemas do corpo humano;

 Detalhar aspectos diretamente relacionados à futura profissão do aluno.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 Estudo básico da célula

 Técnicas histológicas, microscopia de luz e eletrônica.

 Histologia de:

o Tecidos epiteliais – tipos e classificação, origem embrionária, funções dos tecidos epiteliais, epitélio glandular, classificação das glândulas quanto função e desenvolvimento embrionário. Estudo em laboratório de microscopia dos diferentes tipos de epitélio simples, estratificado e pseudoestratificado, estudo microscópico de glândulas endócrinas e exócrinas.

o Tecidos conjuntivos: Tecido conjuntivo propriamente dito, frouxo, denso, tipos celulares e funções, matriz extracelular, formação de colágeno; estabelecer as diferenças entre tecidos epiteliais e conjuntivos. Análise em microscopia óptica dos diferentes tipos de tecidos conjuntivos, frouxo, denso, padrão celular, comparar com o tecido epitelial quanto a morfologia geral.

o Tecido adiposo – tipos de tecido adiposo, classificação, desenvolvimento embrionário, correlacionar com armazenamento energético do organismo, funções do tecido adiposo. Análise em microscopia óptica convencional do tecido adiposo unilocular.

o Tecido cartilaginoso – Classificação, padrões celulares, funções celulares; Matriz cartilaginosa, formação e função da matriz, desenvolvimento embrionário;

o Tecido ósseo – Classificação macroscópica e microscópica, padrão celulares, diferenças entre as funções celulares, matriz óssea, desenvolvimento, ossificação endocondral e intramembranosa, reparo ósseo;

o Tecidos musculares – Tipos de tecido muscular, funções e origem embrionária, processo de contração muscular, unidade funcional sarcômero, reparo dos diferentes tipos de músculo;

o Tecido nervoso – Classificação, embriologia, estudo do neurônio, classificação morfológica e funcional, reparo, estudo das células da glia, funções celulares, SNC e SNP – padrão celular em cada um deles, conceito de nervo, feixe vasculonervoso, arco-reflexo, impulso nervoso, reparo no SNP;

o Sistema digestivo – Estudo do sistema digestivo desde a cavidade bucal (estruturas, aspectos morfológicos microscópicos, função, tipos de tecidos que os compõem), faringe, esôfago, estômago, intestinos (liso e grosso), porção retal e anal, origem embrionária dos tecidos, tipos de tecidos, funções de cada órgão.

o Órgãos anexos ao sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com