TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.230 Palavras (25 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 25

1) Do que é composto o extrato etéreo ?

a) É composto por enzimas chamadas de celulase, responsáveis pela quebra da celulose.

b) HCL.

c) É composto pelo bolo alimentar, gás metano e ácidos graxos voláteis. 

d) É composto de qualquer substância que seja solúvel em solventes orgânicos, como éter e hexano.

e) É composto do bolo fecal e urina, armazenado no ceco das aves.

2- O omaso das aves é responsável pela trituração mecânica do alimento, como é também conhecido esse órgão ?

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) É conhecida como moela, e faz parte do pró-retículo.

c) É conhecido como estomago químico ou verdadeiro, onde é liberado o HCL.

d)É conhecido como ceco, onde alem de triturar o alimento serve também como reservatório onde o bolo fecal e urina são fermentados.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

3)Os Alimentos em geral para o fornecimento aos animais, são constituídos grande parte por água, principalmente as forrageiras. Porém, quando trata-se de nutrição animal ao preparar alimentos concentrados, busca-se remover ao Maximo essa água contida neles, por que?

R: Por que quando se retira a água de um alimento e possível deixa-lo mais concentrado em um volume menor, proporcionando maior as necessidades dos animal a mesma quantidade de nutrientes que se tem em um alimento porem num volume menor, E pois as necessidades da água a melhor maneira deste animal consumir e a água bebida por ele próprio.

4) Segundo a Profa. Dra. Aurora M. G. Gouveia, os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos e grosseiros. Isto ocorre graças à ação de microrganismos (bactérias e protozoários) que habitam o trato digestivo, além da ação mecânica executada através do processo de ruminação. Seu sistema digestivo contém quatro compartimentos, sendo eles, o Rúmen, o Retículo, o Omaso e o Abomaso. Perante o que foi visto em sala de aula, explique qual a função do retículo.

R: Reticulo a grosso modo dizendo seria a peneira dos alimentos que os alimentos mal mastigados volta pelo rumem para a boca para uma nova mastigação ate passar pelo reticulo e assim pelo abomaso e sucessivamente ocorrendo sua absorção de nutrientes e sua digestão.

5) Quais são as diferenças entre os Sistemas digestivos dos ruminantes e aves?

Ruminantes: Têm um estômago constituído por 4 compartimentos: rúmen, reticulo, omaso e abomaso. Recolhem o alimento e engolem sem mastigar. O alimento vai para a pança onde permanece algumas horas. Quando o animal está em descanso, o alimento volta à boca para ser mastigado e insalivado, sendo novamente deglutido. Passa rapidamente pelo rúmen , indo para o reticulo, omaso e abomaso onde se faz o resto da digestão do estômago. De seguida passa para o intestino delgado, sendo o resto da digestão semelhante à dos humanos.

Aves:As aves não têm dentes, pelo que não podem mastigar os alimentos. Estes vão para o papo, onde são amolecidos e amarzenados. Daí passa para o estômago que é constituído por dois compartimentos: Ventrículo, onde se dá a ação química do suco digestivo. Moela, onde se dá a ação mecânica com ajuda de pequenas pedrinhas que as aves ingerem.

6) Porque não tem presença de bactérias no estomago químico (abomaso) do ruminante?

Devido a presença do Ácido clorídrico e um PH -3. Já que para seu crescimento o PH deve ser entre 6.8 e 7.8 e O nível apropriado de ácido clorídrico no estômago ajuda a destruir as bactérias encontradas nos alimentos.

7) Um pecuarista encontra se com dificuldade na produção de seu pasto, o veterinário responsável indica que para que o gado não tenha perda alta de peso recomenda ao pecuarista o trato do gado com ração. Quais são as vantagens que o uso da ração vai apresentar ao produtor?

R: Com o balanceamento nutricional oferecendo tanto o pasto como a ração ao gado oferece a ele uma quantidade maior de nutrientes e na dosagem correta o animal irá crescer manter-se saudável e reproduzir-se. Tem maior resposta na produtividade do animal.

8) Os bovinos são animais ruminantes, possuem mais de uma instalação, ou seja, mais de um compartimento para digestão, ao todo são quatro compartimentos dentro destes quatro, há um que tecnicamente funciona como uma secadora, ele tem como função a retirada do H2O do alimento em processo, também conhecido como mil folhas. Utilizando seus conhecimentos adquiridos em aula, assinale a alternativa q corresponde ao nome desse compartimento:

a) Duodeno

b) Cloaca

c) Ômaso

d) Reticulo

9) Como funciona a alimentação de um ruminante ? Explique.

Primeiramente o animal come o alimento, que entra pela boca e vai até o rumem. No Rumem, se o alimento for muito grande, ele ira passar duas ou três vezes pelo reticulo, o qual tem função de peneira. Após estar triturado, o alimento sai do reticulo e passa pelo rumem, até chegar no Ômaso, onde acontecerá a extração de água. Saindo do Ômaso, o alimento vai para o Abomaso, onde sofre a quebra química, através do acido clorídrico (Hcl) e do PH aproximadamente -3,0 , presentes no Abomaso. A partir daí termina o processo de digestão e começa o processo de absorção dos alimentos. Quando o alimento sai do abomaso, vai para o intestino delgado, para absorção das proteínas, minerais e vitaminas. O intestino delgado é dividido em três partes, Duodeno, jejuno e ílio.

Depois do intestino delgado, vai para o intestino grosso, que absorve água e sais minerais. Após esses processos, o alimento é descartado pelo anus através das fezes.

10) Explique o Funcionamento do intestino delgado de um ruminante ?

O intestino delgado dos ruminantes serve para fazer a absorção das proteínas, minerais e vitaminas dos alimentos. É dividido em três partes :

Duodeno: Maior ação enzimática e PH aproximadamente -0,3.

Jejuno: Maior absorção.

Ílio : Menos absorção.

11) Explique o Aparelho Digestivo dos Ruminantes?

 O sistema digestório desses animais, é formado por 4 cavidades caracterizadas, rumem, omaso, abomaso e reticulo.

12)Quais as principais fontes para um desempenho produtivo e satisfatório dos ruminantes?

 Necessitam de agua, proteina, energia vitaminas e minerais ,todos estes nutrientes são de grande importância para alimentação dos animais.

13) Na nutrição adequada visa atender a todos os nutrientes que os animais exigem para que estes expressem todo o seu potencial produtivo. Atualmente, a aplicação da nutrição animal deve obedecer as regras bem definidas e baseadas em fatores. Quais são estes fatores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (341.6 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com