TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica - Biomoléculas

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

As biomoléculas são consideradas moléculas da vida, são formadas a partir de varias ligações de um mesmo tipo molecular mais simples. Elas participam diretamente das reações químicas que são chamadas de polimerização e por isso as biomoléculas são denominadas polímeros ou macromoléculas. Além disso, as células estão sempre sintetizando biomoléculas para manter o funcionamento do nosso corpo em condições normais e esse processo consiste em um grande gasto de energia por parte da célula que são realizadas no meio aquoso.

Os carboidratos são essenciais para todo organismo vivo, essas moléculas são importantes pois apresentam funções biológicas como fonte imediata de energias para as células, participando diretamente do metabolismo celular, armazenamento de energia em forma de amido e glicogênio, apresentam função estrutural na constituição por exemplo da membrana em glicoproteínas e servem de matéria prima para a síntese de outras biomoléculas. Alem disso os carboidratos são classificados em Aldeídos quando apresentam carbonila na extremidade da cadeia, e em Cetonas quando o grupo carbonila esta no meio da cadeia. Os lipídios tem importante papel biológico, pois são utilizados no nosso organismo com reserva de energia em forma de triacilglicerol no tecido adiposo, função estrutural como o fosfolipídios que constitui a membrana e precursores na síntese de hormônios e outras biomoléculas. São classificados em ácidos graxos lipossolúveis, triacilglicerois, fosfolipídios, esfingolipídios e esteróis.  Os aminoácidos além de serem constituintes das proteínas eles formam hormônios e neurotransmissores. Eles são classificados em aminoácidos essenciais que o organismo vivo não é capaz de sintetizar e tem que ser obtido através da alimentação, e os aminoácidos não essenciais que o nosso organismo é capaz de sintetizar através de determinados metabolitos. As proteínas desempenham varias funções biológicas nas células, elas exercem função enzimática, proteínas transportadoras onde a hemoglobina transporta oxigênio para os tecidos, proteínas de defesa onde os anticorpos defendem o corpo contra substancias estranhas, além de função hormonal, estrutural, contrateis e de armazenamento. Elas são classificadas em proteínas simples onde a sua composição é somente de aminoácidos, proteínas conjugadas que são compostas por aminoácidos e outro componente não protéico, e as proteínas derivadas que se formam a partir de outras proteínas pelo processo de desnaturação ou hidrolise. Os nucleotídeos vão participar de vários processos bioquímicos que são essenciais para o funcionamento do organismo. Eles vão atuar como precursores dos ácidos desoxirribonucléicos e ácidos ribonucléicos, coenzimas, fonte de energia e reguladores fisiológicos. Eles são constituídos por uma base nitrogenada, pentose e um grupamento fosfato e são denominados em DNA que conta com a presença da pentose desoxirribose e o RNA que tem a presença da pentose ribose. Os nucleotídeos são diferentes em relação à base nitrogenada que os compõem, podendo ser púrica que variam em Adenina e Guanina e as pirimídicas classificadas em Timina, Citosina e Uracila, elas são complementares e possuem cada uma, ligantes específicos.

 É de suma importância compreender a importância dessas biomoléculas seguida de suas funções no organismo vivo, suas características químicas e o papel que elas exercem tanto molecular quanto estrutural e funcional e as reações que elas se submetem no nosso interior, e que elas trabalhadas em conjunto satisfazem as necessidades da sobrevivência de nós seres vivos.

Referencias bibliográficas

CAMPBELL,        M.        K.        Bioquímica.        3.        ed.        Porto        Alegre:        Artmed,        2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com