TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica Formar Profissionais Generalistas

Por:   •  16/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO

FACULDADE DO ACRE

PLANO  DE  ENSINO

CURSO : BIOMEDICINA

CÓDIGO : 4255

DISCIPLINA :  BIOQUÍMICA I

PERÍODO : 2º

CH : 60 horas

Professor(a) : Emmerson Costa

Semestre :

Ano : 2015

Formação: Formar profissionais generalistas, capazes de interpretar e analisar criticamente as informações e de aplicar seus conhecimentos na identificação e solução de problemas na área de educação e promoção da saúde através do movimento.

Ementa :

Estudar os aspectos bioquímicos das células. História. A lógica molecular dos organismos vivos. Composição da água, do pH e tampões biológicos, aminoácidos, peptídeos e proteínas. Enzimas e co-enzimas. Vitaminas e nutrientes minerais. Lipídios. Carboidratos. Ácidos nucléicos. Bioenergética. Digestão e absorção de lipídios e carboidratos. Metabolismo de aminoácidos, ácidos nucléicos, eritrócitos. Química de hormônios. Interação e regulação do metabolismo. 

Objetivos :

Geral: Levar o estudante a entender e adquirir os conceitos fundamentais das ciências bioquímica. Estimular o estudante a desenvolver o raciocínio e a capacidade de análise crítica das estruturas das biomoléculas e dos processos bioquímicos a estas relacionadas. Estimular o estudante a desenvolver sua capacidade de integrar e relacionar os conhecimentos adquiridos na disciplina, com conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.

Específicos: • Desenvolver atividades teóricas e práticas relacionadas aos tópicos ministrados na bioquímica.• Ter noções de análise físico-química das biomoléculas; • Discutir sobre o que cada transformação química representa para o organismo; • Conhecer as estruturas e as principais características e funções dos Glicídeos, Lipídeos e das Proteínas, a fim de perceber a importância destas moléculas para a vida; • Compreender o metabolismo geral e o metabolismo dos compostos (Glicídios, Lipídeos e Proteínas), correlacionando às diversas reações que nele ocorrem; • Integrar os conceitos metabólicos; • Inter-relacionar os mecanismos metabólicos abordados. Visualizando como cada via se conjuga a outras vias que operam simultaneamente na mesma célula para gerar a energia e os componentes necessários para sua manutenção e crescimento. • Conhecer como os mecanismos regulatórios, nos diferentes níveis, cooperam para o equilíbrio metabólico e para as trocas de energia com vistas à obtenção do estado estacionário dinâmico da vida.

Programa:

• Conceitos sobre metabolismo; Metabolismo, Anabolismo, Catabolismo, Principais ligações bioquímicas. • Composição molecular da célula e a molécula de água. A água e sua importância Biológica, Microestrutura da água, Propriedades macroscópica: densidade, calor específico, calor de vaporização, tensão superficial, Propriedades Microscópica: a água como solvente de substâncias iônicas, covalentes e anfipáticas. Conceito de pH e tampões. Escala de pH e pOH. Tampões Fisiológicos. • Carboidratos: Conceito Classificação Quanto ao número de carbono, quanto ao grupo químico, quanto ao número de monossacarídeo, função biológica, conformação, configuração, poder rotatório e poder redutor, derivados de monossacarídeos, ligação glicosídica, polissacarídeos, oligossacarídeos e monossacarídeos mais importantes, Espécie de polissacarídeos de reserva, estrutural e de proteção. Transformação e Armazenamento de Energia Mitocôndrias, Ciclo do ATP, Compostos ricos em energia, Ciclo de Krebs, Cadeia de transporte de elétrons. • Lipídios: Conceito, Classificação, Função biológica, Estudo dos ácidos graxos, Classificação, Nomenclatura, Estrutura e ocorrência em produtos naturais, Propriedades, Estudo dos Triacilgliceróis, Estrutura Geral, Função biológica, Hidrólise, Índice de saponificação, Estudo dos Cerídeos, Estrutura geral, Função biológica, Estudo dos Fosfolipídeos, Estrutura geral, Função biológica, Mecanismos, princípios bioquímicos e importância da fosforilação. Estudo dos Esfingolipídios, Estrutura geral, Função biológica, Estudo dos Esteróis, Estudo do colesterol, Estrutura e função biológica. • Aminoácidos: Conceito, Classificação, Estrutura, Função Biológica, Estereoquímica, Comportamento ácido-base. Peptídeos e Proteínas. Conceito, Classificação, Função Biológica, Comportamento iônico, Desnaturação e Solubilidade. • Enzimas e Coenzimas: Conceito, Classificação, Função Biológica, Cofatores enzimáticos, Coenzimas, Nomenclatura Cinética enzimática, Inibição enzimática, Regulação enzimática. • Vitaminas e Nutrientes Minerais hidrossolúveis: Conceito, Classificação, Função Biológica, Vitaminas como componente das coenzimas, Principais elementos minerais, Função dos elementos minerais essenciais. • Vitaminas e Nutrientes Minerais lipossolúveis.

Metodologia:

Aulas expositivas, práticas, teórico-práticas.

Os alunos serão solicitados a ter uma participação ativa em aulas, tanto na prática como na teórica.

Recursos Didáticos:

Pedagógicos : quadro branco, gravuras, slides, manuais, livros, artigos científicos

Tecnológicos : internet e seus dispositivos, vídeos

Culturais: biblioteca

Práticos: laboratórios de bioquímica e microscopia histológica.

Avaliação: (Formas e Critérios de Avaliação)

A avaliação constará de prova escrita, apresentação de seminários, estudos dirigidos, discussão de artigos científicos, entrega de trabalho escrito, pontualidade e participação do aluno em aula.

ATIVIDADE e VALOR:

BIMESTRE I

Relatórios de aula prática, pesquisas e estudos dirigidos (Individual ou em grupo - a critério do professor) - 3.0 pontos

PROVA 1º BIMESTRE (Individual) - 7.0 pontos.

Prova será composta de questões objetivas (aproximadamente 70% da pontuação) e discursivas (aproximadamente 30% da pontuação).

BIMESTRE II

Relatórios de aula prática, pesquisas, seminários e estudos dirigidos (Individual ou em grupo - a critério do professor) - 3.0 pontos

PROVA 1º BIMESTRE (Individual) - 7.0 pontos

Prova será composta de questões objetivas (aproximadamente 70% da pontuação) e discursivas (aproximadamente 30% da pontuação).

ATENÇÃO: As provas oficiais serão individuais e sem consulta. Não será permitida a saída de alunos durante a realização das provas, nem troca de materiais, bem como a comunicação com os demais colegas. Celulares deverão estar DESLIGADOS! Os seminários serão avaliados em dois aspectos (exposição oral e material apresentado). Os trabalhos deverão ser feitos dentro das normas da ABNT. Aos trabalhos entregues fora dos padrões ABNT será atribuída a nota ZERO (referente a parte escrita). Todos os trabalhos escritos deverão ser entregues no DIA DA PROVA TEÓRICA (N1 e N2). NÃO será aceito trabalho entregue FORA do PRAZO estipulado. A dinâmica de apresentação seguirá uma ordem numérica preestabelecida pelo professor e divulgada em sala para cada grupo. Ou seja, cada grupo receberá um número que equivalerá a ordem de apresentação dos seminários. Esta ordem segue uma sequência lógica de raciocínio e portanto não será permitida a inversão desta ordem (salvo casos especiais que foram avisados com antecedência aos professores da disciplina que avaliarão a aceitação ou recusa da justificativa). Trabalho escrito - dentro das normas da ABNT com no MÍNIMO 2 referências bibiográficas de LIVROS e/ou ARTIGOS CIENTÍFICOS. As referências bibliográficas também serão utilizados como critério de avaliação. Trabalho de exposição oral - o grupo deverá montar uma apresentação em POWER POINT para utilizar o DATA SHOW em sala de aula no dia e hora prevista. Além do arquivo em POWER POINT qualquer outra forma de ilustração (cartaz, panfletos, camisetas, etc..) serão permitidos e bem vindos. Não deverá ocorrer atrasos. Pontualidade também será critério de avaliação. O aluno que se ausentar do seminário, ficará SEM NOTA, salvo em casos de saúde mediante a apresentação do ATESTADO. O grupo será composto em média de 5 a 6 alunos (estabelecidos em sala de aula de acordo com a quantidade de alunos). O tempo da apresentação deve ser no mínimo 15 minutos e máximo de 30 minutos. A nota da apresentação será obtida de um somatório de pontos avaliados.

SEGUNDA CHAMADA - TODAS as regras são também válidas para SEGUNDA CHAMADA (de N1 e N2). Entretanto, a 2ª chamada será composta de questões objetivas (aproximadamente 30% da pontuação) e discursivas (aproximadamente 70% da pontuação).

EXAME FINAL - Será realizada na data marcada pela instituição previamente uma avaliação referente a todo conteúdo ministrado valendo 10,0.

Avaliação final será composta de questões objetivas (aproximadamente 70% da pontuação) e discursivas (aproximadamente 30% da pontuação).

ATENÇÃO: Todas as provas são vistadas pelo aluno no primeiro encontro de aula após a data da realização da prova. A prova, após conferida e vistada, não ficará com o aluno. Esta data é reservada para conferência e eventuais ajustes de notas. O aluno NÃO DEVERÁ faltar esta revisão de provas. Após a revisão de prova, o aluno terá o prazo de 48hs para entrar com pedido de revisão de prova junto à coordenação. 

OS TRABALHOS, PESQUISAS, AULAS PRÁTICAS E QUALQUER OUTRA ATIVIDADE REALIZADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DESTA DISCIPLINA PODERÃO SER COBRADOS EM PROVA.

TRABALHOS para casos de licença maternidade: Desenvolver um trabalho dentro das normas da ABNT sobre o tema: INFLUÊNCIA DO ETANOL E CIGARRO NO DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO/FETO.


No dia das avaliações, antes do início das mesmas, algumas instruções serão repassadas (escritas na prova e/ou oralmente). Dentre elas estão:

  1. Prova individual e sem consulta.
  2. Proibido o uso de aparelhos eletroeletrônicos e troca de materiais (borracha, etc.).
  3. Não rasurar. Às questões rasuradas será atribuída a pontuação zero.
  4. A prova deverá ser feita a caneta (azul ou preta).
  5. Após a saída do primeiro aluno, não será permitida a entrada de nenhum outro para a realização da mesma.
  6. Não será permitido se ausentar da sala durante a prova.
  7. Celulares deverão estar desligados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com