TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ BIOMECICINA

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

BIOMECICINA

População negra.

Trabalho elaborado por Amanda Freitas Marçon, Leticia Gavioli e Mariah Castro, na disciplina de Epidemiologia e Saúde Pública, ministrada pela prof(a). Soraya Duarte Varella.

Ribeirão Preto

2021.

O preconceito e a discriminação à população negra possuem uma forte raiz na história mundial e na do Brasil. Os Quilombolas são pessoas que habitam o quilombo; uma origem de ancestralidade de negros que fugiram da escravidão e se abrigaram nas matas.  Ao contrário do muitos pensam, essas comunidades são fortemente presentes no Brasil, contando com 3 mil comunidades reconhecidas, mas na verdade existem mais de 6 mil. Os quilombolas lutam para ter suas terras reconhecidas e tituladas; somente a titulação feita pelo INCRA, pode dar a comunidade ao acesso aos programas do governo que dão melhor qualidade de vida aos moradores.

A dificuldade de acesso aos serviços de saúde e educação por residirem em localidades rurais, desprovidos de transporte coletivo, dificulta a qualidade e acessibilidade aos serviços. Do total de 232 crianças e jovens, de ambos os sexos, apenas 34,48% frequentam a escola. As demais, 65,52%, estão ou estavam fora de sala de aula; fazendo com que a falta de informação deixe essa população mais propensa a doenças como falciforme e hipertensão. Em relação a saúde, os domicílios em que se vivem apresentam poucos itens que os considerem locais confortáveis e que ofereçam qualidade de vida. O abastecimento de água é um grande problema, pois nenhum domicilio conta com água encanada, o fato de a comunidade não dispor de um banheiro interior ou mesmo nas proximidades faz com que a água consumida pelas pessoas seja cada vez mais prejudicial, esses vários fatores geram eventos mórbidos tais como diarreia e parasitoses intestinais.

Os resultados demonstram que as condições de vida da população de Caiana dos Crioulos estão bastante precárias, e, apesar de a população negra não ser minoria numérica, são marginalizados na sociedade. Esse diagnóstico de saúde aponta para a urgente necessidade de realização de políticas públicas nessa comunidade, com programas que atendam não apenas ao que é relativo a doenças, mas também aos aspectos voltados para o estabelecimento de condições de moradia e de saneamento básico, só assim a equidade na saúde será evidenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com