TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade de condução de eletricidade do sal

Por:   •  11/9/2015  •  Seminário  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

Capacidade de condução de eletricidade do sal.

(Conduction of electricity ability of salt)

C. S. Ramos, no 05, 1A - ensino médio – aluno;

D. G. L. Angelo, no 07, 1A - ensino médio – aluno;

D. S. Rangel, no 08, 1A - ensino médio – aluno;

F. R Rosalino, no 10, 1A - ensino médio – aluno;

W. T. Silva, professor de Física e Química, orientador do experimento.

A água não conduz eletricidade, porem a água em que consumimos contem sais minerais que conduzem a eletricidade a partir da solução iônica entre os sais e a água, em razão da presença de íons (átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons contem uma carga negativa (os ânions) e uma carga positiva (os cátions) formando um circuito elétrico onde o (NaCl) estava na forma cristalina, e por ser uma solução iônica, seu polo negativo, que é o Cl-, é atraído pelo polo positivo da água (H2O), que é o H+. E o polo positivo do sal, que é o Na+, é atraído pelo OH-, que é o polo negativo da água.

Palavras chaves: sal, eletricidade, água, íons.

The water does not conduct electricity, but the water we consume contains mineral salts that conduct the electricity from the ionic solution between the salts and water, due to the presence of (atoms of chemical elements with electric charge). These ions contain a negative charge (anions) and a positively charged (cations) forming an electrical circuit where the (NaCl) was in crystalline form, and for being a solution ionic, its negative pole, which is the Cl-, is attracted to the positive pole of the water(H2O), which is the H +. And the positive pole of the salt, which is the Na +, is attracted by OH-, which is the negative pole of the water.

Key words: salt, electricity, water, ions.

Introdução

A eletroquímica é o ramo da química que estuda as reações que envolvem a produção ou o uso da eletricidade. As reações que produzem eletricidade são aquelas que ocorrem nas pilhas e baterias. As reações que só ocorrem pela passagem da eletricidade através de um líquido são as chamadas reações de eletrólise. Os fenômenos que ocorrem pela passagem da eletricidade através de um líquido podem ser melhor estudados e compreendidos se nós utilizarmos um gerador de corrente elétrica contínua, que pode ser uma pilha, uma bateria ou um retificador de corrente alternada, o qual pode ser até um “carregador” de bateria de automóvel.

O conceito de Arrhennius explica as reações de ácidos e bases, encontradas na análise qualitativa inorgânica, conduzidas em soluções aquosas.

As soluções aquosas que contém íons são chamadas de soluções eletrolíticas. Os eletrólitos podem ser classificados em duas categorias, fortes e fracos, que diferem na extensão de condução de eletricidade. Os eletrólitos fortes transferem completamente seus prótons para a água o que resulta em molécula dissociada, os fracos dissociam-se parcialmente em solução aquosa.

No caso dos ácidos fortes tais como H2SO4, HNO3, HCl, HClO4, os quais se ionizam completamente em solução aquosa e fornecem íons hidrogênio (H+ ). De modo semelhante, as bases fortes como o NaOH e KOH também se ionizam completamente em solução aquosa e produzem íons hidroxilas (OH- ). No entanto, em certos casos, a teoria de Arrhenius não se aplicava bem onde a solução não era aquosa e até mesmo nestas condições onde certas substâncias com caráter ácido ou básico não forneciam íons H+ ou OH- , respectivamente.

O experimento realizado tenta através dessa solução de ácido e base, adquirir eletricidade e assim medir sua voltagem e a quantidade de elétrons presentes na água.

Levantamento Bibliográfico

De acordo com teoria dos ácidos e bases de Brönsted - Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. Enquanto a teoria clássica ficou restrita a meio aquosos onde ácidos liberam íons hidrogênio e bases liberam hidroxila, esta foi mais além, mostrando que o próton de hidrogênio é o responsável pelo caráter acidobásico. Tendo em vista que provou ser uma teoria que se adapta a qualquer solvente prático enquanto nesta categoria espécies químicas (substância, molécula ou íon) que até então a teoria clássica foi insuficiente para explicar.

Apresenta explicação do comportamento das espécies químicas até então aguardavam alguma definição pelas teorias existentes. Segundo os cientistas, J.N. Brönsted na Dinamarca e T.M. Lowry na Inglaterra, no ano de 1923 de maneira independente introduziram o conceito de ácido-base, enunciando em sua teoria que:

Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+.

Base é toda espécie química receptora de prótons H+.

De acordo com essa definição, é evidente, que ambos coexistam na forma de par conjugado ácido-base, ou seja, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido, caso contrário não se aplica a teoria. É importante ainda salientar que algumas espécies podem comportar-se como ácido ou base sendo chamada de anfótero, esse comportamento é observado em função do tamanho minúsculo do íon que por estar no centro de um campo elétrico tem uma afinidade maior com moléculas, que não tem seus elétrons compartilhados.

Apresentada em 1887 pelo químico sueco Svante Arrhenius, como parte de sua teoria da dissociação eletrolítica. Segundo essa teoria, ácido é toda substância que em água produz íons H+ e base é aquela que produz OH– . A neutralização seria a reação entre essas duas espécies iônicas, produzindo água:

H+(aq) + OH– (aq) = H2 O(l) (1)

Esta teoria foi muito importante, pois além de dar conta de um grande número de fenômenos já conhecidos, provocou o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa, inclusive contribuindo para estabelecer as bases científicas da química analítica. Alguns exemplos: aplicação da lei de ação das massas a equilíbrios iônicos e a obtenção da lei de diluição de Ostwald (Ostwald, 1887); a equação de Nernst, que relaciona a força eletromotriz das pilhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com