TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digestão enzimática na bioquímica

Por:   •  18/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  5.554 Visualizações

Página 1 de 2

Mariana Schiavon       R.A: 52343

EXPERIMENTO 1 – Digestão enzimática

INTRODUÇÃO

Com base no experimento realizado podemos observar a reação das enzimas do pimentão e como ela reage quando adicionado água oxigenada alterando de acordo com o modo de preparo do pimentão.

Podemos observar no experimento que no pimentão cozido a água oxigenada não altera, já no pimentão cru, quando adicionado a água oxigenada o pimentão, começa a espumar.

MATERIAL

- Água oxigenada

- Seringa de 10mL

- 2 Recipientes de vidro (pode ser copo americano)

- Pimentão cru (4 pedaços com tamanho médio de 2cm)

- Pimentão cozido (4 pedaços com tamanho médio 2cm)

MÉTODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o efeito da agua oxigenada no diferente tipo de pimentão. As referências utilizadas variam desde sites e artigos encontrados na internet com a palavra-chave: catalase e pimentão com água oxigenada. Sendo que algumas fazem uma abordagem geral com relação ao tema e outras apresentam conteúdo mais específico. A língua utilizada de escolha foi o português. O levantamento bibliográfico, a seleção das referências e a redação do trabalho foram realizadas pela pesquisadora.

RESULTADOS

Podemos observar que durante o experimento o recipiente 1 com o pimentão cozinho não altera nada, a água oxigenada continua normal sem reação nenhuma.

Já no segundo recipiente, quando adicionado a água oxigenada, o efeito da água oxigenada sobre o pimentão começa a espumar, assim, sofrendo alteração.

Isso ocorre pois no pimentão possui uma enzima que gera catalase.

Nesse processo, o peróxido de hidrogênio, produto gerado pelo metabolismo celular em organismos expostos ao oxigênio atmosférico, tem de ser rapidamente convertido em uma substância neutra, que destrói as moléculas de peróxido de hidrogênio, tornando-a importante para a desintoxicação. (Juliana, 2017)  

Essa reação pode ser observada quando o peróxido de Hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada, é utilizado para desinfetar ferimentos.

CONCLUSÃO

O pimentão é rico em catalase, portanto, é fácil de observar essa reação. No caso do ferimento, a catalase é proveniente das células vermelhas do seu sangue. Muitas outras células de seu corpo contêm essa enzima que serve de proteção para o seu organismo. Isso porque a água oxigenada é, na verdade, um peróxido de hidrogênio (H2O2), muito parecido com a água (H2O).

O peróxido de hidrogênio é formado em nossas células, mas é bastante tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o nosso. Mas quando a catalase atua, formam-se dois compostos bastante inofensivos para nosso organismo: a água e o oxigênio

 2 H2O2 → 2 H2O + O2

REFERÊNCIAS

JULIANA. Catalase. Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2017.

SIQUEIRA, Luiza. Catalase - Ação Enzimática. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (570.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com