TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A sensação é a porta de entrada para a percepção. Para o estímulo ser processado, o córtex precisa receber uma informação.  Na qual receptores sensoriais captam a energia do estímulo e o converte em um sinal biológico, onde esse sinal biológico trafega através das vias sensoriais chegando até o córtex processando o estímulo.

file:///C:/Users/Rogerio/Downloads/SistemaNervosoSensorialSomatico%20(2).pdf 

6-  

Baseando-se na teoria estéreo química, existiriam moléculas receptoras nas membranas das células olfatórias que poderiam interagir com moléculas das substâncias odoríferas. O tipo de receptor químico determinaria o tipo de substância estimulante capaz de provocar resposta na célula olfatória. Como existem grande número de substâncias estimulantes é pouco provável que exista uma molécula receptora especial para cada substância estimulante. Neste caso, diversos estimulantes de cheiro semelhante reagiriam com uma molécula receptora comum.

A interação da substância estimulante com a molécula receptora determinaria uma alteração na permeabilidade da membrana da célula sensorial olfatória com consequente fluxo de íons de sódio para dentro da célula, assim diminuindo o potencial da membrana negativo ocorrendo a despolarização, com consequente formação do potencial gerador no receptor, este determinando formação de potenciais de ação ou impulsos nervosos nas fibras olfativas.

 Cada célula olfatória, entretanto, é excitada por várias substâncias em grau variável, mas a sensibilidade relativa desta célula a várias substâncias varia de uma célula para outra. Assim, os estímulos odoríferos são codificados em determinada concentração de tal modo que produzem um padrão de excitações que abrange um número grande de células receptoras.

Com relação à intensidade da sensação, ela aumenta de acordo com o aumento da concentração da substância estimulante.




Fonte :
http://oldfiles.bjorl.org/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=1908 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com