TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação das Práticas Educativas do Método de Trabalho

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Amónica Maluatane Quehá

Perfil do Professor na Implementação das Práticas Educativas do Método de Trabalho em Grupo para o Sucesso Escolar: Caso da Escola Primária do 1º e 2º Grau 18 de Abril

Licenciatura em Ensino Básico

Universidade Pedagógica

Maxixe

2018

                                                                                                                                            Amónica Maluatane Quehá

Perfil do Professor na Implementação das Práticas Educativas do Método de Trabalho em Grupo para o Sucesso Escolar: Caso da Escola Primária do 1º e 2º Grau 18 de Abril

Projecto de Pesquisa Cientifica, a ser apresentado ao Departamento de Ciências da Educação e Psicologia, para elaboração de Monografia.

Supervisor Dr: Elídio Ângelo André

Universidade Pedagógica

Maxixe

2018


Introdução        

O presente trabalho intitulado «Perfil do Professor na Implementação das Práticas Educativas do Método de Trabalho em Grupo para o Sucesso Escolar: Caso da Escola Primária do 1º e 2º Grau 18 de Abril», pretendemos analisar as acções do professor na actuação do método de trabalho em grupo como forma de organizacao do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.

A implementação das práticas educativas do método de trabalho em grupo permite aos envolvidos no processo de mediação dos conteúdos o desenvolvimento das competências básicas de promover a dinâmica dos alunos, abrindo espaço para o diálogo, a criatividade e a participação de todos.

As estratégias de implementação do método de trabalho em grupo baseadas no desenvolvimento das habilidades, aptidões, capacidades, competências, várias acções são desenvolvidas na organização racional através da qual o aluno se ajuda mutuamente no processo de ensino-aprendizagem, actuando como parceiro entre si sob a orientação do professor, visando adquirir conhecimento, desenvolver e consolidar habilidades e atitudes sobre um dado conteúdo.

O presente trabalho na sua estrutura apresenta aspectos introdutórios e três capítulos. Nos aspectos introdutórios apresentamos o tema e o problema, em que explicamos a questão central a ser focalizada pela pesquisadora na qual se deve encontrar uma solução; a justificativa onde analisamos a questão da motivação e do interesse pelo tema por parte da pesquisadora; os objectivos geral e específicos onde esboçamos as acções gerais e concretas para a materialização deste estudo e, a definição das hipóteses onde apresentamos os prováveis resultados da pesquisa. Primeiro, apresentamos a fundamentação teórica, na qual se desenvolve os conceitos básicos da pesquisa e a discussão dos autores sobre o tema. Segundo explicamos a metodologia a utilizar para atingir os objectivos propostos na pesquisa, a definição da população, a selecção da amostra e das técnicas de recolha de dados.

Problematização

Em Moçambique o sucesso escolar ainda é um problema na aquisição de competências exigidas por parte do aluno, que movimenta toda comunidade escolar como um todo. Alguns analistas e a sociedade em geral destacam vários factores que condicionam o sucesso escolar, centrando as atenções ao nível do sector da educação, “as práticas educativas do professor na sala de aulas”.

Sendo assim, através dos conhecimentos adquiridos na cadeira de Didáctica Geral do curso de licenciatura em Ensino Básico, bem como no Estágio Pedagógico e das experiências como professora naquele Distrito, verificou-se a persistência de dificuldades na aprendizagem com base no trabalho em grupo, a ausência total desta prática educativa na sala de aula.

O perfil apresentado na disciplina de Ciências Naturais da 4ª classe, o professor da Escola Primária do 1º e 2º Grau de 18 de Abril, orienta com frequência as aprendizagens: frontal, individual e por secções a partir das quais, os alunos são postos em sala de aula, o professor se posiciona à frente deles e, por sua vez, os alunos um atrás do outro, escutam (atentamente) o professor e, também observam os seus gestos e movimentos dentro da sala. É a forma mais frequente e mais usual a qual não contribui para o sucesso escolar.

A utilização dessas metodologias não são suficientes para motivar o aluno ou para desenvolver as competências necessárias para o sucesso escolar, visto que o aluno assume uma posição passiva no processo de aprendizagem.

Para COCHITO (2004), apresenta cinco formas de implementação do trabalho em grupo (a) motivar e orientar, estimulando a curiosidade do aluno e ampliando o seu campo de interesses; (b) organizar, preparando as propostas de trabalho, formando os grupos e distribuindo as funções de cada aluno; (c) observar/supervisionar, assegurando que os alunos estão a cumprir eficazmente os seus papéis e o desenrolar das actividades; (d) avaliar, fornecendo feedback permanente dos progressos e dando indicações do que cada aluno pode fazer para melhorar; e (e) investigar e reflectir criticamente, mantendo-se cientificamente actualizado e capaz de ganhar mestria na utilização de instrumentos de pesquisa e investigação.

No pensar de FONTES & FREIXO (2004:10), as práticas educativas do método do trabalho em grupo desenvolve-se quando os alunos são ensinados

“… a aprender uns com os outros, servindo cada um deles como o par mais capaz, permitindo-lhes alargar os seus campos de experiências educativas, independentemente das suas condições socioculturais, sexo, idade, capacidades cognitivas ou acesso ao conhecimento.”  

Os fundamentos apresentados sobre a implementação das práticas educativas, o perfil do professor seria de apostar mais pelos métodos participativos do “método de trabalho em grupo” que consiste basicamente em discutir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis, compostos de três a cinco alunos. Este método permite uma cooperação e interacção dos alunos entre si na realização de uma tarefa. Pelo qual, os professores são capazes de desafiar o aluno a argumentar e pensar, contribuindo para a construção de um aprendizado mais activo. Pois, é nesta perspectiva que se coloca à seguinte questão de pesquisa: Até que ponto o perfil do professor na implementação das práticas educativas do método de trabalho em grupo pode contribuir para o sucesso escolar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com