TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFERTA DO PROFESSOR PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ÁREA EDUCATIVA

Trabalho acadêmico: OFERTA DO PROFESSOR PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ÁREA EDUCATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 8

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

Cidade

2014

NILSON MOREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Cidade

2014

APRESENTAMOS AQUI MATERIAL A SER OBSERVADO DURANTE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO. CONFORME FOR ESTRUTURANDO O RELATÓRIO – DESCONSIDERAR O QUE ESTÁ DESTACADO EM VERMELHO.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADESDESENVOLVIDAS............................11

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado dentro das condições e expectativas esperadas e em conformidade com o cotidiano pedagógico da escola envolvida.

O conhecimento do espaço escolar foi bem apresentado pela pedagoga responsavel e todas as dúvidas foram sanadas ,as orientações foram claras e satisfatórias, ouve também envolvimento com os demais funcionarios responsáveis pela administração escolar.

O acompanhamento do trabalho pedagógico ocorreu por várias semanas na unidade escolar. Onde, a partir de observações sobre as práticas no cotidiano escolar foi possível conversar e planejar com os profissionais envolvidos em relação ao projeto de forma coerente, dinâmica e criativa, com diálogo constante e conhecimento da rotina administrativa escolar.

Quanto aos resultados obtidos em relação ao estágio e ao projeto desenvolvido, em geral, foi possível ampliar os conhecimentos de maneira significativa, oque veio para somar às observações realizadas na escola, às pesquisas realizadas, ao desenvolvimento do projeto, à aplicação do mesmo, e toda a interação que houve na escola durante todo o período de estágio.

Foi possível a reflexão sobre a atuação do pedagogo no processo educacional com relatório das observações realizadas e a elaboração do projeto. Inicialmente as atividades foram realizadas individualmente, após foi feito oficina com as apresentações dos trabalhos realizados na intervenção, com um momento coletivo.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A escola busca desenvolver uma postura ética à valorização de toda sua comunidade( docentes,discentes e funcionários), apresentação de temas de importância de sua maioria, abrangendo também a preservação amigavel entre todos que fazem parte da comunidade escolar. Preza com clareza na apresentação dos conteúdos a serem trabalhados, local adequado para as atividades desenvolvidas, e acompanhadas por profissionais especializados. Busca ainda a integração com a equipe e sistematização dos trabalhos na escola.

A E.M.E.F.Prof.Maria Augusta Moreira da Costa tem como missão envolver todos os profissionais que atuam diretamente ou não com as crianças e comunidade em geral, no processo de ensino aprendizagem para que este espaço educacional favoreça a construção do conhecimento de maneira efetiva e prazeirosa, através de um trabalhoem conjunto.

Tem ainda como missão: educação centrada no aprendiz, liderança visionária, valorização de professores e funcionários , busca de inovações, responsabilidade pública e cidadania, foco no futuro e na criação de valores e melhoramento contínuo. Qualificação dos professores atraves de formações e orientações no planejamentos, intervenções estruturais em todas as áreas para maiores avanços em seus conhecimentos e de seus alunos.

Tem a Visão de ser reconhecida municipalmente como uma escola que além de transmitir conhecimentos, formem alunos capazes de transformar sua realidade alcançando bons resultados em avaliações internas e externas como IDEB e Saresp , e principalmente formando alunos autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, críticos, solidários e participativos.

A comunidade participa efetivamente das propostas e parcerias realizadas pela instituição escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com