TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

Por:   •  21/5/2018  •  Abstract  •  4.124 Palavras (17 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 17

METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

Fernando: quando se fala em oxidação dos aminoácidos vc tem que se preocupar com alguns pontos. Existe algumas condições no seu organismo que vc vai realizar a quebra desses aminoácidos lógico que em todo e qualquer momento vai haver a quebra de todas a macromoléculas no seu organismo.

Definir uma escala de prioridades: carboidratos, lipídios e depois proteínas.

1º nosso organismo utiliza de forma integrada carboidratos e lipídios. Quando vc necessita de menor quantidade de energia vc vai utilizar a glicose e quando necessita de grande quantidade de energia será produzido quantidades de ácidos graxos por ele ter capacidade de produzir por grama o dobro do que um carboidrato e aminoácidos produzem.

Vc estará sempre quebrando aminoácidos pq?

Vc vai ter 3 condições básicas em que vc vai quebrar aminoácidos:

1. Renovação de proteínas: vcs concordam comigo que o nosso organismo sempre vai existir alguma proteína que necessita ser quebrada e uma proteína que necessita ser construída. Nosso organismo tenta reaproveitar máximo que ele puder. As proteínas que não são mais necessárias elas vão sendo quebradas pra que ela der lugar a outras e seus aminoácidos serão oxidados. Todos os aminoácidos dessas proteínas vão ser oxidados? Não, como nós temos essa característica de reaproveitar ao máximo tudo que estar no nosso organismo, os aminoácidos de que fizerem parte ambas as proteínas eles serão direcionados para construção de uma nova proteína para que vc não necessite absorver da alimentação. E os demais aminoácidos que vc não obtiver da dieta mas que consiga sintetizar, o organismo vai produzir.

2. Quando é que esta escala de prioridades ela vai deixar de ser obedecida? Quando vc tiver uma oferta maior de macromolécula em relação á outra, ou seja, vc tem uma alimentação que é mais rica em proteínas do que carboidratos e lipídios. Então seu organismo vai quebrar proteínas mesmo que vc não esteja em estado de jejum prolongado. Nós não temos a capacidade de armazenar aminoácidos, armazenamos carboidratos em pequena quantidade e lipídios em quantidade muito maior. A nossa principal fonte de armazenamento de energia serão os lipídios. Os carboidratos vc irá armazenar no máximo 12h em jejum. Tanto que a albumina vai ser utilizada pelo reservatório plasmático, na necessidade será recrutada para construção de uma nova proteína.

3. Jejum prolongado: aí sim a escala de prioridades será mantida. Quando vc está zerando sua fonte de glicose, ele prioriza a glicose para determinados locais e o organismo começa utilizar lipídios, só que vc tb começa quebrar proteínas. Este jejum prolongado será uma forma de quebra de proteínas para produção de energia.

Rafaela: quando vc faz jejum prolongado por um dia já é o suficiente para quebra de proteínas?

Fernando: não vai ser o suficiente, mas vai depender da reserva da pessoa. Aquela que tiver reserva lipídica menor utilizará mais rápido a proteína.

Quando eu falo de jejum prolongado quero dizer que em condições que vc quase acaba com sua reserva de carboidratos e lipídios no organismo, aí começa recrutar proteínas.

Rafaela: quando tem por exemplo o consumo exagerado de proteína, então o corpo vai priorizar proteína. Aí vemos dietas de todos jeito, como aquela dieta bem proteica, a pessoa vai utilizar mais proteína em detrimento do lipídio.

Fernando: na verdade dieta da proteína prolongada pode ter muitas complicações, incluindo até nível renal e hepática. Se vc submete seu organismo ao organismo a condições que ele não está acostumado, ele vai querer se adaptar. Aí vc muda sua dieta de maneira muito radical, e passa a consumir muita proteína, aí vc vai produzir mais uréia e vai forçar o rim trabalhar mais. Pessoas que fazem dieta de proteína precisam tomar mais água, pq vai produzir mais ureia. São vários problemas que podem dar e devem ser utilizadas por período curto.

Na verdade o organismo vai consumir muita proteína, e como não tem reserva energética vai entrar em catabolismo. Por isso vai emagrecer muito rápido. Os aminoácidos gerar energia, mas vão necessitar de mais energia. Na glicose vc investe 2 atp e tem saldo de 32 atps. Nos aminoácidos vc investe 4 moléculas atp e vai gerar 5 moléculas de atp.

Muito cuidados em atividades fisicas nas academias com uso de suplementos ricos em aminoácidos. Pois seu organismo será forçado a trabalhar numa condição que não está acostumado e vc pode ter complicações se passar muito tempo fazendo isso.

Uma molécula de glicose tem 6 carbonos vai produzir 2 actetilcoa ,e um ácido graxo com mesma quantidade de carbono vai produzir 3 actilcoa, aí ao invés de vc produzir energia, o organismo vai desviar este acetilcoa para produzir corpos cetonicos. E este corpo cetônico pode acidificar o sangue, promovendo a cetoacidose. Comum em pacientes que tem dm tipo 1, que tem hálito com cheiro de acetona devido corpos cetônicos.

# Origem dos aminoácidos vai ter:

1. Dieta

2. Das nossas proteínas corporais

3. Conversão de nossos aminoácidos em outros não essenciais. Existe uma enzima que faz esta conversão.

4. Renovação. Será utilizado uma parte dos aminoácidos para renovação de outros.

5. Tounover é a renovação....

#Destino:

1. Substrato de aminoácidos de outra parte do corpo ou até no mesmo local, ou eles podem ser precursores de compostos nitrogenados: creatinina, neurotransmissores, bases nitrogenadas.

Neurotransmissor: excitatório no snc como glutamato que é um aminoácido e o gaba que é neurotransmissor inibitório que é produzido como substrato do glutamato. Ou ele pode ser neurotransmissor ou utilizado para síntese desses neurotransmissores.

Neoglicogênese: síntese de corpos cetônicos e produção de energia.

Quase todos os aminoácidos pode ser utilizado para síntese de glicose, todos que forem inseridos no ciclo de Krebs. Ex: glutamato o esqueleto dele é o alfacetoglutarato aí vc consegue produzir molécula de glicose a partir dele.

Aminoácidos cetonicos: não vai conseguir ser inseridos no ciclo de krebs.

Aminoácidos glicogênico: pode ser convertido em gordura livremente, pode ser oxidado até acetilcoa e este será desviado para biossíntese de lipídios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com