TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA NERVOSO

Gabriela Aparecida Saccini Antognolli, RA: 89073, NCS-B, noturno

        Biofísica – Marcos Vergilio Corrêa Da Silva        

Sistema Nervoso

O sistema nervoso basicamente controla a maior parte do nosso corpo, ele atua regulando as funções do organismo, bem como a temperatura, as emoções, e dentre elas este se faz presente em interpretar e elaborar respostas para se adaptar ao meio externo.

Divido em duas partes, sendo o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, estas desempenham funções distintas e de extrema importância.

 O SNC é composto pelo encéfalo e a medula espinhal, a função geral desta partição é processar os estímulos externos.

Anatomicamente este possui determinadas partições com as respectivas funções:

  • Bulbo: Controle dos sistemas respiratório, digestório e cardíaco;
  • Cerebelo: Coordenação motora e equilíbrio (vigor na musculatura);
  • Epitálamo: Fotorreceptor;
  • Hipotálamo: Auxilia no controle da fome, da sede, temperatura corporal, emoções, glândulas produtoras de hormônios e contração muscular cardíaca e lisa;
  • Mesencéfalo: Se encarrega de reflexos auditivos e visuais;
  • Tálamo: Conduz impulsos nervosos que vão ser interpretados.

O SNP possui glânglios, dos quais podemos se referir como copos de neurônios. Os três tipos são:

  • Sensitivos: que emitem sinais nervosos de órgãos sensoriais ao SNC;
  • Motores: que transmitem sinais nervosos a partir do SNC aos músculos e glândulas;
  • Mistos: contém ambos tipos de fibras, ou seja, as sensitivas e as sensoriais.

As principais células que o compõe são os neurônios e as glias.

Os neurônios são células que apresentam três partes, dendritos, axônio e o corpo celular.

Os dendritos são responsáveis pela condução dos estímulos recebidos de outras células para o corpo celular. O axônio transmite impulsos nervosos do corpo celular para outras células. E por fim o corpo celular se estende pelo corpo conectando entre si células sensoriais, musculares e glandulares.

Já as glias são células que têm a finalidade de sustentar os neurônios e auxiliar suas funções. Existem vários tipos desta mesma célula, como por exemplo os astrócitos e os oligodendrócitos que respectivamente funcionam como um controlador de passagem das substâncias sanguíneas para o SN e formando envoltórios isolantes em axônio de alguns neurônios.

Como ocorre o impulso nervoso?

O impulso nervoso é feito através da sinapses, e existem dois tipos, as químicas e as elétricas. Estas podem ocorrer de 3 formas, a axoaxônica, que é quando ocorre entre dois axônios, a axodentrítica, que ocorre entre o axônio de um neurônio e a dendrito de outro, e a axossomática, que acontece entre o axônio de um neurônio e corpo de outro neurônio.

A sinapse química ocorre de duas maneiras, a excitatória e a inibitória. No processo excitatório são formados os neurotransmissores. Ao final de um axônio existe numerosas mitocôndrias, e uma pequena porção de neurofilamentos, neurotúbulos, microfilamentos de actina e várias vesículas sinápticas. No interior destas vesículas ficam os transmissores neuroquímicos.

Existe também uma espécie de “fenda” entre os neurônios, separando os e os componentes pré e pós-sinápticos, ou seja, eles não entram em contato entre si e por este fato se faz necessário que o neurotransmissor leve a mensagem até o próximo neurônio.

Baseando-se no estudo de transmissões neuromusculares, podemos afirmar que quando um impulso elétrico chega, os elementos pré-sianapticos formados pelo neurotransmissor acetilconia (Ach), um potencial de ação acontece quando um axônio motor vai em direção as terminações axônicas e ocorre a abertura dos canais de cálcio, muitas moléculas entram por difusão e quando o cálcio entra na célula possui a capacidade de excitar as vesículas sinápticas que contêm os neurotransmissores, estas se fundem na membrana celular e seguidamente serão exocitados na fenda sináptica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com