TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo Lorenzo Michael Odone

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

2 semestre de farmácia - josilene

RESENHA CRÍTICA

Direção: George Miller, Produção: Doug Mitchel e George Miller 1992.

Augusto Daniel Odone, Michaela Odone

Lorenzo Michael Odone

O Filme o óleo de lorenzo narra fatos ocorridos com um garoto, retrata a história do menino lorenzo que até então tinha uma vida normal e tudo começou a mudar quando a criança começa apresentar sinais de hiperatividade e desequilíbrio corporal logo depois recebe o diagnóstico de uma doença muito rara que causa incurável degeneração no cérebro, essa patologia é a adrenoleucodistrofia (ADL) doença recessiva ligada ao cromossomo x, que afeta meninos entre 5 a 10 anos de idade, e que levaria a morte do menino Lorenzo entre dois anos após diagnóstico, diziam os médicos.

Após a descoberta dessa doença em Lorenzo, seus pais acabam vivenciando a frustração da falta de medicamentos para a doença e o fracasso dos médicos, a partir dessa constatação eles começam a estudar e pesquisar sozinhos na esperança de encontrar alguma substância que pudesse amenizar ou conter o avanço da doença, que ia destruindo o cérebro de Lorenzo deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar. Mas o que exatamente o pequeno lorenzo tinha ? O lorenzo tinha um nível anormal de gordura no sangue, a enzima que deveria metabolizar essas gorduras apresentava uma certa deficiência, ou seja Temos uma organela nas células, chamada peroxissomo, responsável pela eliminação do excesso de ácido graxo, como Lorenzo tinha uma falha genética, de uma enzima responsável pela absorção de ácido graxo nessa organela, ele acumulava no sangue.

Os pais de Lorenzo passaram dias e noites em bibliotecas fazendo um estudo do caso de seu filho, e quando constataram alguma informação relevante, procuram médicos e professores de medicina para discutir suas idéias a fim de encontrar algo que amenizasse o sofrimento de Lorenzo. Nessa busca pela cura ou retardamento da doença encontram diversas barreiras por serem leigos no assunto e o próprio preconceito, por não serem formados. E nesse processo eles começaram a estudar os mecanismos de ação da doença, que o organismo quando não recebe ácidos graxos dos alimentos ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano e enganasse o organismo, já que a dieta rigorosa sugerida pelos médicos era inútil. O óleo não curava efetivamente a doença, mas estagnava a mesma, os seus compostos eram o ácido oleico com o ácido erúcico, Com o uso do mesmo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas paralisou a doença e através de diversos tratamentos conseguiu melhoras significativas pois o óleo atuava interrompendo o acúmulo dos ácidos graxos. Lorenzo Odone morreu aos 30 anos, em 30 de maio de 2008, um dia depois de fazer trinta anos, por causa de uma pneumonia. Ele viveu 20 anos a mais que os médicos previram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com