TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PL SISTEMAS CORPORAIS

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SEMESTRE: 2020.2                        

DISCIPLINA: Sistemas Corporais

PROF.: Taísa França

Prática Laboratorial – Esteatose hepática: inclusão de lipídeos. Cirrose.

Aluno(a):

Bruna Emília Norberto dos Santos Córdula

Matrícula:

202001343

—  Apenas respostas das questões do roteiro  —

  1. a) As mudanças na cor e volume do fígado são as alterações macroscópicas mais inchados, pois os hepatócitos incham, o fígado fica rosa claro e ocorre um acúmulo de gordura.

b) As causas são muitas, sejam alcoólicas - provocadas pelo consumo excessivo de álcool (alcoolismo) - ou não alcoólicas (sobrepeso/obesidade, má alimentação, sedentarismo, etc.)

c) Porque o álcool inibe os proliferadores de peroxissoma tipo gama que são justamente responsáveis pela realização do transporte e a oxidação dos lipídeos. Além de reduzir o transporte de lipídeos, o que vem a causar o acúmulo de gordura no fígado, logo, lesionando a membrana e tornando-a permeável.

d) O fator de risco pode ser aumentado em mulheres porque o sistema digestivo é menos capaz de processar o álcool, o que aumenta a

quantidade de álcool que chega ao fígado. Isso ocorre porquê as mulheres têm níveis mais baixos da enzima álcool desidrogenase, encontrada no revestimento do estômago. Esta enzima “quebra” o álcool antes que ele seja absorvido e diminui a concentração de álcool que alcança a corrente sanguínea.

e) Sim, e a melhor forma de revertê-la é a identificação e o tratamento específico para a causa do acúmulo de gordura. Em geral, o paciente necessita ser avaliado e receber uma orientação multidisciplinar, parar de beber álcool, uso de medicamentos para tratar os sintomas, complicações e até mesmo a lesão hepática, além de acompanhamento nutricional e atividade física.

f) Doença de Wilson, Hepatite B e C.

  1. a) Sim, pois no corte histológico do fígado saudável é possível visualizar que os hepatócitos têm uma estrutura normal, com o citoplasma bem distribuído.

b) Os núcleos estão no interior do citoplasma dos hepatócitos, esse citoplasma se encontra bem distribuído, os hepatócitos se organizam em forma de colunas.

c) Sim, já que as células se organizam em forma de colunas/cordões.

d) Não, pois as células não conseguem se posicionar de maneira colunar graças à distribuição que ocorre dos vacúolos de lipídeo nos hepatócitos, o que pode vir a deslocar o núcleo e o citoplasma.

e) Estão deslocados para as extremidades, graças aos vacúolos - "círculos" de lipídeos, não solúveis em água.

f) Não, apenas uma grande bagunça.

  1. Pois é o melhor método para ampliar a investigação e identificar as diferentes formas de apresentação da doença.

  1. A biópsia hepática é feita através de punção, coletando fragmentos (pequenos) do fígado para que sejam analisados no microscópio. É utilizado para auxiliar o profissional, um aparelho de ultrassom para que o mesmo localize corretamente o fígado, assim como o posicionamento da agulha para que se obtenha exatamente o fragmento que possua alguma anormalidade.

c) Porque em alguns casos apenas os exames de imagem não são o suficiente para determinar o grau de comprometimento do órgão e isso atrapalha no momento de determinar o tratamento mais adequado para o paciente, por esse motivo muitas vezes faz-se mister recorrer à biópsia justamente com o objetivo de analisar no microscópio, as estruturas internas do fígado, existência de inflamação/cicatrizes (cirrose), além de que vai especificar melhor a gravidade e outros aspectos do problema que vão favorecer para o diagnóstico e tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com