TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  24/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso : Biomedicina

Disciplina: Fundamentos de Química

EQUILÍBRIO OSMÓTICO

Professor(es): Alberto de Sá

Alunos: Gabriel Almeida, Gustavo Lima, Leandro Moreira, Vitoria Souza

BETIM

2017

RESUMO

Nesse relatório observaremos diversos fatores que podem causar o desequilíbrio osmótico, e assim ver como o processo de osmose é fundamental. Na experiência em aula pratica podemos observar o efeito das hemácias em solução isotônica e hipertônica, avaliando assim suas reações. E com isso podemos concluir que houve mudança na composição e estrutura das células

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4,5

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS 6

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7

4. CONCLUSÕES 8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1.INTRODUÇAO

A água é uma molécula que consegue difundir-se e permear-se através da membrana celular, tendo papel fundamental no funcionamento do organismo e transporte e concentração de nutrientes. Osmose é um fenômeno natural que ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável, isto é, uma membrana que dá passagem a um certo tipo de moléculas e não a outras. Haverá uma movimentação líquida, através da membrana, no sentido da solução mais diluída para a mais concentrada, com uma tendência de uniformização das concentrações (Figura 1.1). (SOLANE CRISTINA FELLICETI SANTIN).Denomina-se equilíbrio osmótico a distribuição uniforme da água em diferentes compartimentos celulares.

Nosso organismo retira dos alimentos os nutrientes necessários à vida e, durante esse processo, são produzidos resíduos tóxicos, que podem ser eliminados. O órgão responsável por essa eliminação é os rins. As pessoas em que os rins não conseguem realizar esse trabalho, são submetidas a sessões de hemodiálise para que os resíduos tóxicos sejam eliminados. O processo de diálise é bem parecido com a osmose. A diferença é que tanto o solvente (água) como pequenas partículas dos solutos (entre elas, o resíduo tóxicos) serem capazes de atravessar as membranas semipermeáveis utilizadas. Na osmose apenas o solvente atravessa a membrana. Na hemodiálise, o sangue é bombeado por meio de um tubo formado por uma membrana dialisadora. Essa membrana encontra-se imersa em solução que contêm muitos componentes do plasma sanguíneo (glicose, NaCl, NaHCO3, KCl etc.) na concentração em que neles são encontrados.etc.) na concentração em que neles são encontrados. As células sanguíneas, as proteínas e outros componentes importantes do sangue, por serem maiores que os poros dessa membrana, não conseguem atravessá-la. Porém, os resíduos tóxicos conseguem passar para a solução através da qual serão eliminados do organismo. (SOLANE CRISTINA FELLICETI SANTIN).

Diversos fatores podem causar o desequilíbrio osmótico, e consequentemente acarretar em danos ao organismo, devido à importância deste processo. Dentre os quais podemos citar o consumo excessivo de substâncias que aumentem a pressão arterial, como o sódio. A desidratação também possui papel fundamental para a desestabilização da permeabilização. Outros solutos também podem interferir diretamente, como o açúcar e outros que quando possuem uma quantidade superior ou inferior a concentração do equilíbrio, desestabilizam o processo de osmose.

O processo de osmose é fundamental, e devemos portanto nos prevenir em relação aos excessos de substâncias que podem causar o desequilíbrio deste. Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos colaboram para um corpo equilibrado.

Figura 1.1: Processo de osmose.

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS

Equipamentos:

- Lâminas e lamínulas

- Agulha hipodérmica descartável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com