TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO ANATOMIA

Por:   •  17/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.406 Palavras (14 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Fabian Eggert – 8024889

Biomedicina (Bacharelado)

Professor: Alexandre Alberto de Nanir Rodrigues

 Claretiano Centro Universitário

[pic 2]

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO

2018

1) Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada.

Anatomia é o estudo da morfologia, arquitetura, estrutura e ultraestrutura do corpo humano, através da dissecação de corpos humanos ou em peças produzidas industrialmente, voltadas para esse fim, com o objetivo de entender como funciona o organismo humano. A anatomia se subdivide em: anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada. Anatomia Sistemática ou Sistêmica é o estudo micro e macroscópico dos sistemas orgânicos do corpo humano, como por exemplo, o sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, e demais sistemas, de forma analítica, para que se possa entender o seu funcionamento em um contexto geral. Anatomia Segmentar é o estudo micro e macroscópico do corpo humano se divide em segmentos, sendo eles: cabeça, pescoço, tronco, um par de membros superiores e um par de membros inferiores. Cada segmento do corpo humano se divide em regiões e sub-regiões. Engloba também, o estudo das organizações e relações de várias estruturas sistêmicas, como músculos, nevos, veias, artérias, entre outros. Anatomia de Superfície estuda o corpo humano a partir de sua superfície, apenas com a visualização dos relevos e depressões existente no mesmo, sem dissecar o organismo, apenas observando os marcos anatômicos que correspondem as estruturas internas. Anatomia Funcional estuda o funcionamento dor órgãos e do corpo humano, estabelecendo relações entre as várias estruturas dos diferentes sistemas do organismo. Também pode ser designada como anatomia fisiológica. Anatomia Aplicada é o estudo da aplicação prática dos conhecimentos anatômicos em todas as profissões da área da saúde, mas principalmente na medicina, pois é fundamental no diagnostico e tratamento de doenças. Anatomia Radiológica é o estudo das estruturas anatômicas através de imagens de raios X sobre o corpo humano. Alguns exemplos são: radioscopia, seriografia, cinerradiologia, colangiografia operatória, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética, angiografias, arteriografias, urografias, entre outras. Anatomia Comparada é o estudo comparativo entre os órgãos e sistemas humanos e dos animais não humanos.

2) Conceituar nomenclatura anatômica.

A palavra anatomia vem do grego “ana” que significa “parte” e “tome” que significa “cortar”, ou seja, cortar em partes. As nomenclaturas anatômicas são termos próprios da anatomia, universais (com adaptações para cada idioma), e suas abreviações, usados para designar cada parte do corpo, seja ela macro ou microscópica.

3) Definir a posição anatômica de estudo.

É uma posição padronizada do corpo, criada para evitar que estruturas anatômicas fossem descritas de forma variada pelos autores. Caracteriza-se pelo indivíduo em pé, em posição ereta, com a face voltada para a frente, olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente. Independente de o indivíduo estar deitado em decúbito ventral, dorsal, ou lateral, a descrição anatômica sempre descreverá o individuo em posição anatômica de estudo.

4) Explicar os planos de delimitação e os planos de secção do corpo humano.

Os planos de delimitação delimitam e seccionam (dividem) o corpo humano. Os planos de delimitação são: Plano ventral ou anterior (tangente ao ventre), Plano dorsal ou posterior (tangente ao dorso), Planos laterais direito e esquerdo (tangentes aos lados do corpo), Plano cranial ou superior (tangente à cabeça), Plano podálico ou inferior (tangente à região plantar), Plano caudal que limita o tronco isoladamente, tangente ao vértice do cóccix (recebe esse nome, pois em outros animais o cóccix é um osso análogo à cauda). Os planos de Secção do corpo humano são: Mediano ou Sagital (divide o corpo em dois lados: direito e esquerdo), Frontal ou Coronal (divide o corpo em duas partes: ventral e dorsal), Transversal, Horizontal ou Axial (divide o corpo em duas partes: superior e inferior).

5) Explicar os eixos anatômicos.

São linhas imaginárias traçadas no indivíduo, sendo os três principais eixos anatômicos: o ântero-posterior, que se projeta perpendicularmente ao plano frontal e se estende no sentido anterior para posterior, também chamado de sagital, possibilita os movimentos de abdução e adução, entre eles estão às articulações dos ombros, e do quadril; o crânio-caudal, que se projeta perpendicularmente ao plano transversal e se estende de cima para baixo ou ao contrário, possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Também pode ser chamado de Longitudinal, e está entre eles as articulações dos ombros e  dos cotovelos; e o látero-lateral, que se estende de um lado ao outro do corpo, e se projeta perpendicularmente ao plano sagital, também conhecido como Transversal ou Horizontal e possibilita os movimentos de flexão e extensão. Entre eles estão às articulações dos ombros, e dos cotovelos.

6) Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção.

Os planos de secção são como linhas imaginárias que orientam "cortes imaginários" no corpo humano, sendo os principais: Plano Transversal, Plano Mediano, Planos Sagitais, Planos Frontais. Os eixos anatômicos tem a função de ligar esses planos, o Eixo Vertical liga o centro do plano superior com o centro do plano inferior, o Eixo sagital antero-posterior liga a parte de trás com a parte da frente do corpo, e o Eixo Transversal, passa do lado direito até esquerdo (ou vice versa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com