TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polímeros

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução sobre polímeros

A poliamida 11, é um dos polímeros que são usados na construção de aparelhos para o uso dos médicos, na qual, não apresenta interação com líquidos polares, com isso acontece uma limitação no uso em algumas aplicações. Com isso, aconteceu a investigação da influência do processo de tratamento por plasma de oxigênio na superfície da poliamida 11. E com o tratamento, as características do material foram alteradas de forma que possa favorecer a adesão de uma camada polimérica sobre a superfície. (Gean V. Salmoria; Waldemar F. M. Martins; Debora M. Fúcio. Polímeros vol.23. 2013.)

O surgimento de procedimentos para a prática cirúrgica, tem sido beneficamente para os médicos, pacientes, pois tem trago facilidades, quanto as antigas técnicas. Hoje o manuseio cirúrgico está de forma geral com mais facilidade, pois isola apenas à área doente, reduzindo a necessidade de reposição de sangue, reduzindo também o tempo de internação. (Gean V. Salmoria; Waldemar F. M. Martins; Debora M. Fúcio. Polímeros vol.23. 2013.)

O biopolietileno foi preparado por material de fonte natural, tendo como objetivo da contribuição do desenvolvimento de materiais que causem menor emissão de gás carbônico. O biopolietileno foi produzido por fibras naturais, na qual foram substituindo as fibras de vidro, houvendo a redução no uso de materiais de fontes não renováveis, reduzindo também o impacto aos aspectos ambientais e econômicos. Muitos dos polímeros sintéticos são produzidos por materiais não renováveis, aumentando a preocupação quanto a preservação ambiental, por isso os biopolímeros são feitos com fibras naturais, sendo uma alternativa para o uso de outras fibras. Além de proporcionar vantagens no uso de fibras naturais, pois são fibras produzidas de fontes renováveis, apresentando baixa densidade, são biodegradáveis, entre outras. (Daniele O. Castro; Elisabete Frollini; Juliano Marini; Adhemar Ruvolo-Filho .Polímeros vol.23. 2013.)

Os resíduos sólidos, vem sendo um grande problema ambiental, pois são feitos em grande quantidade e ocupam grandes espaços por muito tempo, mas os polímeros possui um grande potencial na composição dos resíduos sólidos. Mesmo com a reciclagem de polímeros estar ficando mais forte e sólida no Brasil, por causa de ser mercado promissor, existem restrições no seu uso em contato com alimentos, por causa do transporte de contaminantes que pode acontecer da resina reciclada do alimento. (Sandra A. Cruz; Éder C. Oliveira; Fernando C. S. de Oliveira; Pâmela S. Garcia; Manuela L. Q. A. Kaneko. Polímeros vol.21. 2011.)

Mesmo sendo de grande importância, o descarte dos polímeros vem sendo um problema para vários países, pois sua baixa degrabilidade e o seu grande volume, fazem com que haja uma grande ocupação de área, por um longo tempo. Por isso é importante caracterizar os resíduos sólidos, para obter informações, para ocorrer uma correta avaliação, monitorando o descarte desses polímeros, para que ocorra uma correta produção, para que não haja um aumento na hora do descarte. (Sandra A. Cruz; Éder C. Oliveira; Fernando C. S. de Oliveira; Pâmela S. Garcia; Manuela L. Q. A. Kaneko. Polímeros vol.21. 2011.)

Os biomateriais poli L-ácido lático e o poli prolactona vem sendo os polímeros mais estudados na área de materiais bioreabsorvíveis, pois uma de suas características é de contribuir para a interação celular, tempo de degradação, entre outras. (Luiz Gabriel M; Amauri Pierucci; Gustavo Ferreira S; Alexandre Leite R. O; Eliana Aparecida de R. D. Polímeros vol.24. 2014.)

Mas com a chegada da bioengenharia, aconteceu um crescimento nos estudos sobre biomateriais em vários tipos celulares. Dentre os biomateriais utilizados para o cultivo celular, os poli a-hidróxi ácidos, vem sendo um dos polímeros mais promissores, justamente com o poli ácido glicólico e o poli caprolactona, pois atuam beneficamente, em vários ensaios in vivo e in vitro. Tendo várias outras vantagens também, como na sua forma de degradação, que acontece por hidrólise, sendo então os produtos resultantes na degradação completa e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com