TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química: Quanto pesa uma nuvem

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

QUESTIONÁRIO QUANTO PESA UMA NUVEM? PARTE 2

  1. Quem produz os grãos de poeiras e aerossóis que se encontram no ar?

A poeira: conjunto de partículas sólidas lançadas no ar por meio de ventos, demolições, erosão do solo, desgastes de materiais, grãos de pólen, fiapos de algodão, lã e etc. Já os aerossóis são partículas de tamanho muito pequenas suspensas no ar com alta mobilidade.  Podem ser substâncias químicas, compostos orgânicos, silicones e óxidos metálicos em sua composição.

  1. Como se formam as gotas de chuva?

Por meio de um processo de evaporação a água presente na superfície da terra, sofre o processo de evaporação. O vapor muda de estado físico conforme a variação ou da pressão ou da temperatura. Quando ocorre uma dessas mudanças na atmosfera, o vapor d'água que forma as nuvens se condensa formando a chuva, que precipita em forma de gotas.

  1. Qual a diferença que ocorre nas gotas de chuva que se formam em regiões poluídas das que se formam no mar?

Em regiões poluídas as gostas de chuva são menores das que formam em regiões não poluídas.

  1. Quanto a precipitação, qual é a diferença que ocorre entre as formadas no mar das formadas em regiões poluídas?

Os grãos de poeiras e aerossóis dificultam a formação das nuvens diminuindo assim a precipitação em áreas poluídas.

  1. Quais as formas que um cristal de água pode tomar?

Gelo pontiagudo, gelo estrelado, gelo de seis lados e miniatura molhada

  1. O que acontece com a pressão atmosférica quanto mais se sobe em altitude e por que acontece?

Ocorre uma diminuição gradativa com a altura. Essa diminuição da pressão atmosférica é acompanhada, a grandes altitudes, pela redução da taxa de oxigênio no ar.

  1. Qual é a pressão da atmosfera ao nível do mar? E a 80 km de altitude?

 1 atm (definida como 101 325 Pa, ou ainda 1013,25 hPa=mbar);

9,33 milibares ou 0,0092079941 ou 0,01 atm

 

  1. Qual é a temperatura media próxima ao solo? E quando chega a tropopausa?

21,5 °C e 6,5°C.

  1. Em que altitude se encontra a maior parte das nuvens?

A região de maior parte de nuvens é a troposfera.

  1. Qual o significado do termo cirros? Descreva como são as nuvens cirros.

Nuvens com brilho sedoso, isoladas e formadas por cristais de gelo parecendo convergir para o horizonte. Podem se formar da evolução da bigorna da cumulusnimbus. Variações: filosus ou fibratus, uncinus, spissatus ou nothus, ou densus.

  1. Qual o significada de cúmulos? Descreva como são as nuvens cúmulos.

Nuvens isoladas que apresentam uma base sensivelmente horizontal, tem contornos bem definidos, uma cor bem branca quando iluminada pelo sol, provoca chuvas na forma de pancadas, constituídas principalmente por gotículas de água, mas podem conter cristais de gelo no topo. Variações: humilis, quando apresentam desenvolvimento vertical; mediocris, quando possuem o topo arredondado;fractocumulus, quando se desmancham por causa de alguma turbulência.

  1. Qual o significado de estratos? Descreva como são as nuvens estratos.

Nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte com base uniforme, costuma encobrir o sol ou a lua.

  1. O que acontece com o vapor de água quando sobe na atmosfera?

O vapor de água sobe no ar onde temperaturas mais baixas fazem com que ele se condense em nuvens.

  1. Como se forma uma nuvem?

Existem vários processos de formação das nuvens e das suas dimensões, que dependem da temperatura e da altura onde a nuvem se localiza. Como dissemos acima, quanto maior a altura, menor é a temperatura.

A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo.

As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas.

Os pequenos cristais de gelo que constituem as nuvens agem como prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O resultado final é a soma de todas essas cores, originando o branco.

  1. Como são alimentadas as nuvens?

São alimentadas por convergência de ar quente em superfície e intensificadas pela liberação de calor latente, resultante da condensação de enormes quantidades de vapor de água.

  1. Como são formadas as nuvens em uma atmosfera estável?

A atmosfera está absolutamente estável sempre quando a taxa de variação vertical de temperatura ambiente for menor do que a taxa adiabática úmida. Como o ar em uma atmosfera absolutamente estável resiste fortemente ao movimento vertical ascendente, ele irá, se forçado a subir, tender a espalhar-se horizontalmente. Se nuvens se formarem a partir deste processo, elas também irão se espalhar horizontalmente em camadas relativamente finas. Podemos esperar ver nuvens cirrostratus, altostratus, nimbostratus, ou stratus.

  1. Como surgem as nuvens lenticulares?

Surgem quando um ponto geográfico elevado interrompe um vento forte vindo da lateral do mesmo. A interrupção nesse fluxo de ar cria um padrão de vento em onda na atmosfera, ou no lado pelo qual o vento desce pela montanha. Nas cristas dessas ondas, a umidade no ar se condensa e forma uma nuvem, mas conforme o ar se move para o vale da onda, a água se evapora novamente, deixando para trás nuvens com a forma lenticular característica.

  1. Por que sendo a nuvem tão pesada (um pequeno cúmulos pesas um milhão de tonelada) ela não cai?

A nuvem não cai inteira pois, o vapor de água (nuvem) ocupa mais espaço que a água no seu estado líquido ou sólido. Portanto, quando se cristaliza ou liquidifica a água, esta irá ocupar um volume menor que a nuvem, e como a água é mais densa que o ar, não dá tempo para que todas as gotas de água se unam e caiam de uma vez, ou seja, vira líquido ou sólido cai imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com