TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ELETROFORESE DE PROTEÍNAS

Por:   •  6/9/2020  •  Artigo  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Curso de Biomedicina

Bruna Cristina Elias SPGR003603

RESUMO – ELETROFORESE DE PROTEÍNAS

São Paulo

2017

Até o presente momento, cerca de 100 tipos diferentes de proteínas plasmáticas foram identificadas utilizando-se de técnicas sofisticadas e de alta sensibilidade. Contudo, os métodos eletroforéticos e cromatográficos disponíveis para a investigação clínica permitem o fracionamento de cinco a sete frações: albumina, alfa-1, alfa-2, beta e gama, em geral, e pode ocorrer o sub-fracionamento de alfa-2 em duas frações, da beta globulina em duas frações, do complemento C3 na interzona beta-gama, e da proteína C-reativa na região distal da zona de gama.

É possível identificar incluídas nas cinco zonas básicas utilizando eletroforese em gel de poliacrilamida.

[pic 1]

Figura 1. Padrão normal com cinco frações: Albumina, alfa-1, alfa- 2, beta e gama.

Componentes proteicos específicos

  1. Albumina

Possui a maior concentração no fracionamento das proteínas séricas ou plasmáticas. As principais funções estão relacionadas com a atividade osmótica do plasma e a função específica do transporte de produtos de várias substâncias endógenas e exógenas, bilirrubina, ácidos graxos, corantes, cálcio e fármacos. A diminuição da concentração de albumina pode ser decorrente da baixa síntese desta proteína no fígado ou por acentuadas perdas: renal, intestinal e cutânea, processos inflamatórios agudos, subnutrição, má absorção e caquexia neoplásica. O aumento de albumina ocorre em situações de intenso desequilíbrio da relação albumina/globulina.

  1. Pré-Albumina

É uma banda fraca e espalhada, com migração eletroforética mais rápida que a albumina. Sua principal função está relacionada com o transporte do hormônio tireóideo. Sua diminuição da é observada nos processos inflamatórios agudos. A diminuição precoce e marcante da pré- albumina está relacionada à insuficiência das células hepáticas, sendo considerada um indicador hepatocelular de maior utilidade que a albumina. Por outro lado, elevações da pré-albumina estão relacionadas com herança genética PCR α-2a α-2b 297 familiar. De forma geral, a pré-albumina pela sua pouca resolutividade eletroforética não tem sido considerada nas análises de eletroforeses de proteínas.

  1. Alfa 1-globulina

Esta fração é composta por quatro proteínas específicas mas somente a alfa-1 antitripsina é possível ser visualizada na eletroforese. Esta proteína é o componente mais importante entre os “inibidores de proteases”. Seu aumento está relacionado com processos inflamatórios agudos. Ocorre elevação da alfa-1-antitripsina nas fases de consolidação de hepatopatias crônicas e agudas. Por outro lado a deficiência hereditária de alfa-1-atitripsina, que se traduz em visível diminuição e até completa ausência da fração alfa-1 na eletroforese, é devido a uma variante genética desta proteína capaz de causar graves lesões fibrosantes do tecido pulmonar.

  1. Alfa 2-globulina

Esta zona é determinada principalmente por duas proteínas, a alfa-2-macroglobulina e haptoglobina. A alfa-2-macroglobulina também faz parte dos “inibidores de proteases” e está elevada em pacientes com AIDS e ocorre também por retenção seletiva durante a síndrome nefrótica.

A diminuição da alfa-2 macroglobulina tem impacto na diminuição da fração de alfa-2 globulina, o que é visto nas hepatopatias crônicas de fase avançada. A haptoglobina é considerada um sensível marcador de hemólises. Já que, nas síndromes hemolíticas, se liga às moléculas de hemoglobinas livres, causando sua diminuição, com reflexo na queda de concentração de alfa-2-globulina. O aumento da haptoglobina acontece nos processos inflamatórios agudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com