TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química Pesagem

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Técnicas de Pesagem

  1. Técnicas de Pesagem
  1. Objetivos:
  • Aprender as principais técnicas de pesagem em balança analítica e balança semi-analítica;
  • Aprender principais cuidados gerais com balanças e sua manutenção.
  1. Introdução (Referencial teórico):

Em um laboratório de química, devemos tomar devidos cuidados, saber manusear suas técnicas de pesagem e obedecer às suas regras definidas para cada tipo de balança.

“As balanças servem para diversas finalidades, como por exemplo, medir amostras em análises, pesar substâncias químicas para o preparo de reagentes e determinar a quantidade de um produto resultante de uma reação.” (HAGE, D. & CARR, J. - QUÍMICA ANALÍTICA E ANÁLISE QUANTITATIVA).

“Muitas vezes a quantidade do que deve ser medido no laboratório de química é bastante pequena, em uma escala de miligramas ou microgramas e, para que essas determinações de massa sejam confiáveis, são utilizadas balanças analíticas, também conhecidas popularmente de balanças de precisão ou balanças químicas, que possuem alto nível de precisão ou exatidão em suas medidas.” (DOS SANTOS BASTOS, D. - QUÍMICA BIOLÓGICA).

De acordo com João Carlos de Andrade e Rogério Custódio, no artigo “O uso da balança analítica”, os cuidados com a balança devem ser feitos verificando o nivelamento da mesma e se está sempre conectada à tomada e ligada para que o equilíbrio térmico dos circuitos eletrônicos seja mantido. Deve estar sempre em modo stand by, evitando a necessidade de tempo de novo aquecimento. Além de verificar se o mostrador indica exatamente zero ao iniciar a operação e, se for preciso, tarar a balança. O prato de pesagem e a câmara devem ser mantidos limpos e os frascos de pesagem, para serem usados, devem estar, do mesmo modo, limpos e secos. Também explicam que, observações e cuidados com a temperatura e as condições do ambiente também devem ser feitos.

Tipos de Balança: 

  • Balança Mecânica: utiliza abordagem mecânica para a determinação de massas;
  • Balança Eletrônica: é o tipo de balança mais popular em laboratórios de química modernos e divide-se em dois tipos: analítica e semi-analítica.
  • Balança Analítica: usada para obter massas com alta exatidão;
  • Balança Semi-Analítica: pesa com precisão até 0,001g, essa balança destina-se à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais;
  • Microbalança de Cristal de Quartzo: serve como sensor de resíduos de substâncias químicas. A quantidade máxima de substâncias que pode ser medida por esse dispositivo gira em torno de algumas centenas de microgramas.

  1.  Metodologia

Primeiramente, foram tomados os devidos cuidados e feitas as devidas observações na balança e, em seguida, o procedimento foi iniciado na balança analítica. O vidro relógio foi posicionado o mais próximo do meio do prato possível e, com o auxílio de uma espátula de inóx, o NaCl foi depositado sobre o mesmo. Cada integrante pesou uma das medidas propostas, sendo a última repetida e foi observado que, a maioria obteve resultados precisos.

Após o uso da balança analítica, foi utilizada a balança semi-analítica, onde cada integrante pesou uma medida proposta e foi observado que as medidas foram menos precisas que na balança analítica, devido o fato de que todas pesaram medidas aproximadas, entretanto, nenhuma exata.

4.1 Materiais, Vidrarias e Equipamentos

  • Balança Analítica;
  • Balança Semi-Analítica;
  • Vidro Relógio;
  • Espátula de Inox.

4.2 Reagentes

  • Sal de cozinha (NaCl)

4.3 Procedimento

Primeiramente, foi verificado se a balança estava limpa e nivelada e, em seguida, ela foi ligada e foi observado se ela estava zerada.

O vidro relógio foi inserido em cima do prato da balança e seu peso foi tarado, para que não houvesse alteração na medida e, com o auxílio da uma espátula de inóx, foi despejado gradualmente o NaCl sobre o vidro relógio e foram feitas as sucessivas pesagens até que se encontrasse a medida mais próxima ao valor pedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com