TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Teste de Heller

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  3.937 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL - EECA

LABORATÓRIO DE SANEAMENTO

Teste de Heller

Disciplina: Bioquímica

Docente: Profᵃ Drᵃ Nora Katia Saavedra del Aguila

Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Alunos: Cecilia de Abreu Curado Rezende

              Danielle Lucina Duarte

              Gabriel Eduardo de Araújo Nascente

              Marcella Souza Guimarães

              Victor de Oliveira Carvalho

Goiânia

 19/05/2016

  1. Introdução

A desnaturação de uma proteína pode ser consequente de fatores externos como o calor, um meio muito ácido ou a influência de um metal pesado. Através da ação de ácidos, como o ácido nítrico, realiza-se o teste de Heller objetivando a desnaturação e precipitação da proteína.

Utiliza-se como solução de proteína para realização da reação de Heller a clara do ovo diluída em água. Desse modo, ao adicionar o ácido à solução a proteína do ovo se precipita. Outros ácidos fortes também atingem o mesmo resultado, como o ácido clorídrico e o ácido sulfúrico.

A clara do ovo contém cerca de 3,5 gramas de proteína, sendo a parte de maior proteína do ovo. Essa proteína é a albumina, a qual é conhecida por proteína padrão, por possuir todos os aminoácidos, segundo a nutricionista esportiva Érica Zago.

A aula teve como objetivo identificar a presença de proteínas na solução utilizada, através do teste de Heller.

2.  Material e Métodos

2.1. Material

  • 2 tubos de ensaio;
  • Clara de ovo;
  • Água destilada;
  • Ácido nítrico concentrado;
  • Pipeta;
  • Pêra de sucção;

2.2. Métodos

        Inicialmente, preparou-se uma solução aquosa de albumina, na proporção de uma clara para 500 mL de água destilada. Em um tubo de ensaio adicionou-se 2 mL de água destilada e 2mL de clara de ovo. Em outro tubo de ensaio foi adicionado 2 mL da solução aquosa e, cuidadosamente, verteu 1 mL de ácido nítrico concentrado. Os dois tubos de ensaio foram levados para a estufa, até que o ácido nítrico evaporasse. Observou-se o resultados nos tubos de ensaio para análise posterior.

  1. Resultados e discussões

        Após a realização das etapas descritas anteriormente, pode-se observar que com a adição de ácido nítrico houve formação de um anel branco na superfície do líquido e a formação de um líquido na cor amarela na parte inferior.

         Essa reação ocorreu devido ao ácido nítrico abaixar o pH da solução, liberando portanto os hidrogênios para a solução,  desnaturando (precipitando) as proteínas, ocasionando a formação do anel banco que dividia a proteína da meta-proteína.

  1. Conclusão

        Diante da fundamentação teórica pré-estabelecida, atingiu-se o objetivo da identificação da presença de proteínas, por meio de uma reação que utiliza o método de acidificação para abaixar o pH da solução com o ácido nítrico, desnaturando a proteína e provocando a formação de um anel branco, o qual representa a albumina precipitada e um líquido amarelo na parte inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com