TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório processos bioquímicos

Por:   •  14/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

Beatriz Muniz Mattos

Danielle Gradin Queiroz

Micaela Alves da Paz

Microrganismos produtores de amilases

Relatório apresentado às professoras Giselle de Almeida e Aline Oliveira,

da matéria de Processos Bioquímicos

Curso de Química - Turma QIM 381

Duque de Caxias, fevereiro de 2017.

Sumário

1. Resultados e Discussões 3

2. Referências Bibliográficas 8

Resultados e Discussões

A maior parte das enzimas é utilizada para melhorar a qualidade de um produto ou tornar a obtenção do mesmo mais fácil. Isso ocorre, pois as enzimas atuam sobre as substâncias que compõem determinados produtos, degradando-as (LIMA et al., 2001).

O Brasil, apesar de possuir uma grande diversidade biológica que é fonte para obtenção de novos microrganismos produtores de enzimas de interesse industrial, importa a maior parte das enzimas utilizadas (BON; FERRARA; CORVO, 2008). Devido a isso, o estudo de novos microrganismos é muito importante, já que enzimas de origem microbiológica, além de terem menores custos na sua obtenção, possuem a capacidade de serem produzidos em larga escala e, também, diversas aplicações microbiológicas (PANDEY et al., 2005).

As amilases, por exemplo, são enzimas responsáveis pela degradação das moléculas de amido. O amido é encontrado em sementes de cereais como milho, trigo, cevada e em tubérculos. Enquanto, as enzimas amilolíticas podem ser encontradas em bactérias, fungos e estão disponíveis comercialmente, já que têm aplicação quase completa na hidrólise do amido em indústrias que processam este polímero (PANDEY et al., 2005).

A fim de observar a presença de organismos produtores de amilases em um ambiente natural, inoculou-se uma amostra com microrganismos do ambiente e para fins comparativos, inoculou-se placa com Levedura, Stafilococcus aureus.

Com a ponta de uma espátula, coletou-se uma pequena porção do solo do ambiente (canteiro do estacionamento do IFRJ – cDuc), que foi transferida para um tubo falcon contendo 5mL de solução salina e homogeneizada. Após flambar a alça de platina na chama da lamparina, umedeceu-se a mesma na solução em questão, a qual foi espalhada sobre a placa de ágar amido, por meio da técnica de esgotamento, preservando sempre a zona asséptica. A placa foi incubada em estufa microbiológica a 37 oC por 24 horas. Em seguida, a placa foi aberta e a solução de Lugol foi adicionada, de forma a cobrir toda a superfície do meio de cultura. Após, analisou-se e registrou-se o resultado obtido.

Em outro tubo falcon, previamente preparado, havia solução?? contendo a levedura Stafilococcus aureus. Após flambar a alça de platina na chama da lamparina, umedeceu-se a mesma na solução em questão, a qual foi espalhada sobre as placas de ágar amido de C.Positivo e C.Negativo, por meio da técnica de esgotamento, preservando sempre a zona asséptica. As placas foram incubada em estufa microbiológica a 37 oC por 24 horas. Em seguida, as placas foram aberta e a solução de Lugol foi adicionada, de forma a cobrir toda a superfície dos meios de cultura. Após,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com