TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Bioquímica Lipídios

Por:   •  4/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

   Lipídios , compostos apolares, são encontrados no organismo humanos na forma estrutural , assim como no armazenamento energético ( ligações covalentes). De acordo com as ligações ente carbonos, podemos classificar uma molécula lipídica em saturada e insaturada, sendo a ultima ainda subdividida em trans e cis, de acordo com a disposição dos átomos de hidrogênio aderidos aos carbonos pertencentes a dupla ligação. A cerca da classificação saturada e insaturada do tipo trans, podemos observar o quão prejudicial é a saúde do homem , pois por conter cadeia lineares , seu acúmulo é mais facilitado, formando as placas ateroscleróticas.

   Outra função primordial dos lipídios é absorção de vitaminas lipossolúveis ( A, D, E, K). Tais substancias por não serem produzidas pelo organismo humano, são encontradas apenas nos alimentos. A vitamina D, é precursora de um hormônio de crescimento, que regula o metabolismo do cálcio . A vitamina A fornece o pigmento visual do olho dos vertebrados e é um regulador da expressão gênica durante a multiplicação das células epitelias. A vitamina E funciona na proteção dos lipídios das membranas contra lesões causadas por substancias oxidantes e a vitamina K é essencial no processo de coagulação sanguínea.

   Basicamente é subdivididos em três tipos lipídicos: glicerídeos , ceras e esteróides. Os glicerídeos são fonte de reserva energética, representado principalmente pelos triglicerídeos( uma molécula de glicerol unida a três moléculas de ácidos graxos). As ceras ( álcool, exceto glicerol ,mais uma ou mais moléculas de ácido graxo) grandes impermeabilizantes. Esteróides ( quatro anéis carbônicos e outras cadeias carbônicas), participando da membrana celular de células animais ( colesterol) e formando hormônio sexuais ( estrógenos, progesterona e testosterona).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com