TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Funções Proteicas

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

 1.Resumo: Funções proteicas

Proteínas são agrupamentos(polímeros) de diversos aminoácidos organizados em uma sequência específica e agrupados formando um polipeptídeos, os quais irão formá-la. Dentro de um organismo existem diversas proteínas, cada uma com uma função característica, seja na motilidade celular ou em processos fisiológicos como transporte de oxigênio ou contração muscular. Na maioria dos processos funcionais das proteínas há a sua ligação a um receptor específico que irá gerar uma resposta esperada no organismo de um ser.

No caso da mioglobina, sua constituição se dá por somente um polipeptídeo, a maior parte da sua constituição está em forma de hélices-α  e a sua atividade funcional é ligar-se ao oxigênio. A ligação da miogloblina com o oxigênio é capaz de alterar a capacidade de ligação do ferro(ou heme) presente nessa proteína.

Dessa forma, o dióxido de carbono possui uma maior afinidade com as moléculas de heme, pois com a presença de mioglobina o oxigênio fica impossibilitado de fazer muitas ligações com o ferro da hemoglobina, o que é feito de forma proposital, já que diversas ligações de oxigênio com o ferro do heme causaria uma oxidação transformando ferro em férrico. Essa, portanto, torna-se uma importante função da mioglobina, já que a oxidação do ferro impede a ligação desse com o oxigênio de forma reversível, impossibilitando o funcionamento normal do transporte de oxigênio.

Assim como a mioglobina, a hemoglobina também é responsável pelo transporte de oxigênio, em células chamadas eritrócitos. Possui quatro grupos heme e cada um está associado a um polipeptídio. A hemoglobina também se diferencia da mioglobina por possuir dois estados de conformação: O T(tenso) e o R(relaxado), que passa de T para R ao se ligar ao oxigênio, sendo assim o estado T só será mais estável que o estado R quando não houver a presença de oxigênio. Outro fator a ser analisado é a maior afinidade de ligação da hemoglobina, quando comparada a mioglobina, com o oxigênio ao observar a sua eficiência de transporte dos pulmões e liberação nos tecidos, além de transportar os produtos finais da respiração celular (H+ e CO2) dos tecidos para os pulmões e para os rins.

Outro tipo de proteína são as responsáveis pelo sistema imunológico chamadas de anticorpos(imunoglobulinas), por serem capazes de reconhecer corpos estranhos ao organismo e o destruírem. Utilizam do sistema de ligante-receptor, ou seja, o receptor de membrana das células imunológicas interage com ligantes extracelulares e desencadeia uma resposta de defesa. Através do rearranjo dos genes de imunoglobulina é possível a diversidade de anticorpos.

Por último, a actina e a miosina são importantes no processo de força contrátil muscular, gerado pela interação entre essas duas proteínas. A miosina é responsável pela formação dos filamentos grossos das miofibrilas e a actina pelos filamentos finos, sendo que várias miofibrilas são capazes de formar fibras musculares.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com