TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SEU APROVEITAMENTO ENERGÉTICO

Por:   •  4/10/2016  •  Exam  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SEU APROVEITAMENTO ENERGÉTICO

O desenvolvimento da economia brasileira, vem mudando os hábitos da população. O aumento da renda do brasileiro vem implicando no consumismo, e isso tem como consequência a geração de mais lixo. Com isso, vem a preocupação com a gestão de resíduos sólidos, que se tornará um dos principais desafios para o Brasil nos próximos anos, já que a negligência com essa questão implica danos à saúde e ao ambiente. O primeiro passo para tratar desse conteúdo já foi tomado. Foi promulgada, em 2010, a Lei Federal nº 12.305, que é a Lei dos Resíduos Sólidos. De acordo com o Art. 9° da Lei 12.305/2010, o Tratamento de Resíduos Sólidos tem a quinta prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos a ser aplicada no Brasil.

Antes de discutir as sobre as tecnologias de tratamento de resíduos sólidos, vale uma breve introdução a respeito da composição do lixo. O lixo, na verdade, é um aglomerado de matéria-prima que, se separada adequadamente, pode ser utilizado para fornecer recursos na transformação de outras matérias-primas. Sendo assim, esse fragmento do lixo original é denominado de matéria-prima secundária. A transformação do resíduo em matéria-prima secundária, tem implicações econômicas, pois em locais onde a matéria-prima é escassa, o reaproveitamento de componentes úteis do lixo, possibilita a redução de gastos na aquisição de matéria-prima primária. Como exemplo, a redução do gasto de energia para obter matéria-prima.

As tecnologias existentes que possibilitem o tratamento dos resíduos sólidos com o reaproveitamento energético, dividem-se em 3 grupos:

Tratamento Mecânico

Nesse tipo de tratamento, o objetivo é separar (usinas de triagem) ou alterar (reciclagem) o aspecto físico dos resíduos. No setor de reciclagem, é onde se encontra mais facilmente exemplos desse procedimento. Com a reciclagem feita adequadamente, muito se pode aproveitar disso economicamente, o que implica redução de gastos e proteção ao meio ambiente.

Tratamento Bioquímico

O tratamento bioquímico consiste no aproveitamento de certos microrganismos (geralmente, fungos e bactérias) na decomposição dos resíduos. Ao consumirem os resíduos, esses microrganismos liberam uma mistura de substância e moléculas menores, um tipo de catabolismo. O processo bioquímico é atingido dependendo de algumas variáveis, como temperatura, pressão e acidez, o que resulta na reação química dessas substâncias. Biodigestão e a compostagem, são as principais técnicas no tratamento bioquímico de resíduos sólidos.

Tratamento Térmico

O tratamento térmico utiliza de fontes de calor que aplicadas aos resíduos por um certo intervalo de tempo, possibilita a ocorrência de reações físico-químicas que alteram características do resíduo, como o volume. As técnicas mais empregadas são a secagem, pirólise, gaseificação, e incineração.

REFERÊNCIAS:

http://www.portalresiduossolidos.com/tratamento-de-residuos-solidos/,(Acesso em 29/06/14)

http://www.manole.com.br/residuos-solidos-no-brasil-oportunidades-e-desafios-da-lei-federal-no-12-305-lei-de-residuos-solidos-pr-5999-183996.html,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com