TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Artigo Muniz

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDEDE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Atividade física e saúde

Questionário sobre o artigo:

“HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO DE CARÁTER AERÓBIO SUBMETIDOS A INDIVÍDUOS HIPERTENSOS MEDICADOS, NOS PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO”

Autor:

          Lucas de Lima Ribeiro

Belo Horizonte – MG

2018

Responda as questões abaixo baseado no artigo em anexo.

  1. Qual o conceito de hipertensão?

Barbanti define hipertensão como pressão arterial elevada, estando acima da amplitude normal (PAS maior que 140mmHg e PAD maior que 90mmHg). Colocam como causas da hipertensão os efeitos de envelhecimento, doença coronariana, doença renal, o estresse psicológico, a obesidade, ou ainda qualquer condição que comprima os vasos sanguíneos.

  1. Quais os possíveis mecanismos responsáveis pela hipotensão pós-exercício?

Embora os mecanismos fisiopatológicos da hipertensão arterial não sejam totalmente conhecidos, sabe-se que a hiperativação simpática contribui para o desenvolvimento da HA. Os mecanismos mais prováveis são: queda do débito cardíaco, diminuição da resistência periférica, opióides endógenos (reduz atividades nervosa simpática com consequente diminuição da atividade inotrópica e cronotrópica cardíaca), maior síntese e liberação de óxido nítrico (interfere no tempo de manutenção do estado de vasodilatação), influência da adrenalina e sua permanência na fase pós-exercício (atua sob-receptores dos vasos sanguíneos e promove dilatação), liberação de substâncias como histamina, dióxido de carbono e ácido lático (substâncias vasodilatadoras liberadas localmente durante o exercício) e por fim a influência dos mecanismos termorreguladores que mantêm a vasodilatação pós esforço a fim de eliminar o calor gerado durante o exercício.

  1. Quais as características do exercício físico que podem influenciar a magnitude do efeito hipotensor?

A magnitude da resposta da pressão arterial aos exercícios é influenciada e dependente dos vários tipos de contrações musculares. O movimento é dinâmico quando os músculos se alongam ou se encurtam ao produzir energia, e será de natureza estática quando os músculos se contraem sem se encurtarem ou alongarem. Portanto, os exercícios estáticos resultam em pressão arterial mais elevada que os exercícios dinâmicos.

  1. Quais os valores de referência da Pressão Arterial para considerar uma pessoa Hipertensa?

São considerados indivíduos pré-hipertensos aqueles que possuem pressão arterial sistólica (PAS) entre 120 e 139mmHg e pressão arterial diastólica (PAD) entre 80 a 89mmHg, sendo os hipertensos classificados em estágio 1, entre 140 e 159mmHg de PAS e 90 a 99mmHg de PAD, estágio 2 com PAS entre 160 a 179mmHg e PAD de 100 a 109mmHg, e estágio 3 com PAS superior ou igual a 180mmHg e PAD superior ou igual a 100mmHg.

  1. Descreva resumidamente a metodologia utilizada no estudo.

Os voluntários foram submetidos a duas sessões experimentais, sendo uma realizada no período da manhã e outra no período da tarde, com intervalo de 5 a 7 dias entre as sessões. Para o dia da sessão de exercício físico era necessário não estar em jejum e ter ingerido o medicamento anti-hipertensivo. Ao chegarem ao local do experimento, em ambas as sessões, os voluntários responderam a um questionário inicial, e permaneceram em repouso em posição sentada e confortável durante 10 minutos, sendo aferida a pressão arterial ao 5º e 10º minuto. Após esta última aferição os voluntários foram submetidos a 30 minutos de caminhada acompanhados por um dos profissionais responsáveis pela pesquisa, com intensidade controlada pela escala de percepção de esforço de Borg, entre 13 e 14 da escala, ou seja, intensidade caracterizada como ligeiramente cansativa. A escala foi apresentada ao voluntário a cada 5 minutos de atividade a fim de ajustar a intensidade da caminhada, objetivando permanecer durante todo o teste nesta mesma intensidade. Ao término da caminhada foram aferidas pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) durante 30 minutos de repouso pós-exercício, sendo a primeira aferição imediatamente após a interrupção da atividade física e também aos 5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos de recuperação. Os voluntários permaneceram durante este repouso em posição sentada e ambiente agradável. A PA foi aferida pelo método auscultatório, no braço esquerdo, estando o voluntário sentado, com o braço apoiado e em altura próxima do coração/ ombro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com