TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Interdisciplinar

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Dentro de um contexto escolar, todos os alunos, sem exceção, vivem um processo de ensino-aprendizagem que os prepara para serem capazes de enfrentar diversos problemas, desde os mais simples aos mais complexos. Isso exige que os professores também sejam capazes de criar e pensar planos de aula que ultrapassem as barreiras referentes à sua disciplina, e integrem os conteúdos de seu plano didático com outras áreas de conhecimento, ligando-as com a realidade do aluno. A essa prática, dá-se o nome de interdisciplinaridade.

Este trabalho tem como principal objetivo, apresentar a proposta interdisciplinar e responder questões referentes ao processo de desenvolvimento da mesma no âmbito da Educação Física Escolar. Para tal, falaremos sobre algumas mudanças que veem afetando a ação do professor nas aulas de Educação Física e como a proposta em questão auxilia em despertar nos alunos um interesse maior pelas aulas, e pelas demais disciplinas que farão parte deste processo. Assim, veremos como isso influencia o aluno no seu convívio social dentro e fora da escola, e de que forma a proposta possibilita o acesso e inclusão de todos os alunos em todas as aulas, de todas as disciplinas.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; educação física escolar; ensino; plano de aula; inclusão.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para bem compreender o real valor e os principais significados da Educação, precisamos levar em consideração todo o seu processo histórico, e de que forma ela foi sendo trabalhada desde início. Disciplina a disciplina, tudo envolve processos históricos e necessidades de se responder a apelos de uma sociedade que sempre esteve em constante construção, evolução e amadurecimento. Com a Educação Física não é diferente, e sempre que se ouviu sobre Educação Física, ouviu-se sobre seu contexto preparatório para algo ao qual ela pode ter sido designada, mesmo que de forma indireta.

Podemos citar de forma bem segura, o exemplo de um período de Guerra, em que as aulas de Educação Física tinham o intuito e objetivo de preparar os jovens para o serviço militar, agregando a eles treinamentos e práticas esportivas que os preparasse fisicamente para tal. Dessa forma, a Educação Física “Militarista” abria suas preferências por corpos chamados de “perfeitos”, onde não havia amputações, não havia deformidades, corpos fortes, aptos a todo tipo de treinamento com o fim se dando no campo de batalha. Mais afrente, no meio de um novo regime de governo, surge outra visão acerca da Educação Física, chamada “Competitivista”, voltada ao preparo e melhoria da força de trabalho. Isso se dava  devido a alta demanda de efetivo para angariar mão de obra no setor industrial, com o objetivo de fazer com que o Brasil crescesse economicamente, produzisse mais, exportasse mais.

E dentro de décadas de mudanças, a Educação Física vem seguindo uma vertente ligada aos apelos sociais, no meio em que vivemos. Isso desafia o professor a buscar conhecer mais quais são os problemas enfrentados por seus alunos, e de que forma ele pode direcionar suas aulas de uma maneira que contribua para isso de forma eficaz.

Hoje, a Educação Física Escolar direciona suas atenções para ensinar aos alunos o conhecimento a respeito de seu corpo e cada um de seus movimentos, limites e as possibilidades que existem para que ele consiga superar cada uma de suas limitações. Há um processo inclusivo também, que faz com que o professor planeje e execute uma aula em que todos participem independentemente da sua condição corporal. Isso é parte fundamental na construção do ser social de um aluno, ensinando-o a ser mais autônomo e cidadão, e preparando-o para ser capaz de tomar suas próprias decisões.

Toda disciplina em si é limitada, inclusive a Educação Física, que apesar de, de forma prática e teórica demandar várias sequencias de movimento corporal, não é capaz de responder todas as questões existentes no ambiente social dos alunos. A proposta interdisciplinar trabalha ligando duas ou mais disciplinas, e sugere que os professores rompam esse limite e avancem para um trabalho mais profundo, dinâmico e que dê resultados positivos para a demanda das disciplinas em questão, e para a construção social do aluno envolvido. As práticas interdisciplinares no contexto da Educação Física são de um campo de pesquisa e estudo muito amplo, com a possibilidade de se englobar diversas disciplinas, fazendo com o profissional de Educação Física seja capaz de compartilhar o máximo de conhecimento possível ao aluno. Interdisciplinaridade é construir pontes ligando uma disciplina à outra, com o objetivo de se trabalhar um tema, usando todas as possibilidades de conhecimento. Se o professor de Educação Física quiser dar aos alunos algumas aulas práticas e teóricas sobre Medidas e Avaliação da Composição Corporal, poderá construir essa ponte junto com o professor de matemática, por exemplo, que poderá auxiliar os alunos a fazerem cálculos para obter conhecimentos a respeito de massa corporal, e ajudar na construção e elaboração de tabelas e gráficos para colocar e expor os resultados obtidos. Construindo essa ponte também com a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos terão o auxílio do professor para elaboração de um texto ou uma entrevista em campo externo. Já o professor de biologia, inserido dentro deste mesmo tema, poderá ensinar aos alunos todos os pareceres e conceitos a respeito de fisiologia, expondo conhecimento sobre sistemas celulares, tecidos e órgãos.

Em outro exemplo, podemos citar uma abordagem a respeito do movimento corporal. Tal proposta pode, de forma muito ampla e significativa, contribuir para que os alunos construam um relacionamento com seu próprio corpo, levando-os a entenderem desde os significados mais simples, até os grandes conceitos a respeito da anatomia humana e biologia. Por ser uma sequência didática muita rica em conhecimento, a proposta interdisciplinar abrange aulas teóricas, práticas, laboratoriais, pesquisas de campo, entrevistas, atividades integradas a outros ambientes de seu próprio convívio social, e outras, as quais os professores em questão podem trabalhar para trazer aos alunos de forma segura, e rica em conteúdo. Sequências didática integradoras são a resposta pra muitas questões que envolvem o cotidiano do aluno; são uma ferramenta muito útil e eficaz, que o professor licenciado pode e deve aplicar em seu cronograma anual, fazendo com que os alunos sejam capazes de enfrentar os problemas e desafios propostos, e assim se encontrarem como cidadãos que fazem parte da construção do conhecimento, de uma sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com