TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Para Aulas de Educação Física

Por:   •  16/4/2022  •  Abstract  •  8.421 Palavras (34 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 34

74 atividades para aulas de educação física

1-Formação de Palavras: A turma é dividida em 2 ou 3 grupos. O professor escreve uma palavra chave na lousa, e através desta palavra-chave, a equipe tem que conseguir o maior número de palavras possíveis. Ex: palavra-chave FUNDAMENTAL palavras possíveis: mental, menta, lata, etc. a equipe que conseguir o maior número de palavras vence. Esta atividade pode ser feita com uma palavra para cada grupo ou a mesma palavra chave para ambas as equipes, sendo que a palavra pode ser escrita no quadro ou com alguns alunos segurando as letras conforme a foto. Após um tempo determinado, o professor confere com os alunos as palavras escritas e quem conseguiu o maior número de palavras.

2- Aulas de Mágicas: Com algumas mágicas simples realizadas com cartas de baralho, lenço, corda, etc., envolver e trabalhar a imaginação dos alunos em uma aula de mágicas. As crianças adoram e participam também. O ideal é que na escola tenham outros alunos de outras séries que também conheça algum truque para auxiliá-lo. A aula deve ser bem planejada e treinada para não acontecer erros. O professor pode colocar uma capa e uma cartola para incrementar ainda mais a aula. As mágicas podem ser encontradas em lojas de brinquedos, bancas ou no site http://www.tiobill.com.br/.

3- Mímica: Recortar vários papéis de cartolina com nomes de animais. Escolher 1 aluno para começar a brincadeira. O 1º aluno deve pegar o papel, ler e sem emitir sons, deve imitar o animal escolhido. Quem acertar vai a frente, pega outro papel com outro nome de animal. O professor pode também escolher 1 aluno de cada vez para ir à frente.

4- Futebol de tampinhas: O futebol de tampinhas é jogado em uma mesa, sendo 1 aluno de cada lado da parte mais cumprida da mesa. Para esse jogo é usado 7 tampinhas de garrafa pet, sendo 4 usadas para fazer a trave do gol (duas de cada lado) e outras 3 são usadas para o jogo. O jogo começa com 1 jogador definido por sorteio, esse aluno deve colocar as 3 tampinhas conforme a foto e deve iniciar com a tampinha do meio passando-a pelo meio das outras duas tampinhas, na 2ª jogada ele deve movimentar outra tampinha que deve passar novamente pelo meio de outras duas e assim sucessivamente até fazer o gol. Se o jogador fizer o gol, deixar a tampinha cair da mesa, fazer com que a tampinha tocada toque outra ou ainda se a tampinha tocada não passar pelo meio das tampinhas, esse passa a vez para o outro aluno.

5- Calçar e descalçar: Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da quadra e do outro lado, a uns 20 m é colocada uma cadeira com 1 tênis em cada pé da cadeira. Ao sinal do professor, o 1º aluno de cada fila, sai correndo descalça a cadeira e corre até sua equipe, bate na mão do próximo aluno e este faz o mesmo percurso, desta vez deve calçar a cadeira. E assim sucessivamente, até que todos tenham realizado a atividade. Alunos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão. Ao comando do professor, os alunos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro aluno coloque o pé esquerdo no chão. Tudo isso é feito em um determinado tempo. E sempre que o professor apitar, os alunos podem ir trocando de parceiros. É importante que os alunos tenham o mesmo biótipo físico e sexo correspondentes.

6- Bambolê Mágico Duas equipes perfiladas numa das extremidades da quadra, sendo que os 2 primeiros de cada fila devem ter 1 bambolês cada. Ao sinal do professor, os alunos devem colocar um dos bambolês no chão, pisar dentro dele e colocar outro bambolê na frente, pisar dentro e pegar o de trás e assim sucessivamente até fazer o contorno em um cone que está a uns 10 m de distância e voltar da mesma forma até o segundo da fila.

7- Coitadinho do Meu Gatinho: Os alunos são distribuídos em 1 círculo, todos sentados. O professor escolhe 1 aluno que fica no centro. Esse será o gatinho. Esse por sua vez deve ficar engatinhando e se aproximar de 1 aluno que está sentado na roda e dar 1 miado bem engraçado. O aluno que receber o miado deve colocar a mão na cabeça do aluno que está no meio e sem rir deve dizer: coitadinho do meu gatinho. Se rir tem que ir ao centro e se tornar gatinho se não rir o gatinho deve fazer outra tentativa com outro aluno.

8- Desenhando o Coro: O professor divide a turma em duplas, sendo que para cada dupla é fornecido 1 giz. 1 aluno deita no chão e o outro vai fazer o contorno do seu corpo. Após terminar de fazer o contorno do corpo ele deve fazer os olhos, nariz, boca orelhas, etc. logo após os papéis se invertem. No final, todos saem juntos e conhecem os vários desenhos e verificam se são parecidos com os referidos alunos.

9- Acerte o Alvo: Os alunos ficam distribuídos em uma das extremidades da quadra, num total de 4 equipes, sendo que o 1º de cada fila tem em suas mãos 1 bambolê e na frente de cada equipe a uns 3 a 4 m são colocados 1 cone. Atrás de cada cone é colocado 1 aluno (guardião). Ao sinal do professor o 1º aluno de cada equipe tenta acertar o bambolê no alvo (cone). Errando ou acertando esse deve se dirigir até o final da fila e o guardião deve pegar o bambolê e entregar ao próximo da fila. No final do tempo estipulado, o professor pergunta para cada guardião quantos pontos cada equipe marcou.

10-Sempre cabe mais um: (*Jardi*)

Disposição: alunos no centro da quadra formando um círculo

Descrição: os alunos ficarão no centro da quadra ou do pátio em círculos. A professora irá espalhar os bambolês pelo espaço. O número de bambolês será inferior ao número de participantes. Ao sinal, todos deverão se posicionar dentro de um bambolê. A um novo sinal, retornam para o centro formando o círculo. Os números de bambolês vão diminuindo a cada rodada, porém nenhum aluno sai da atividade. Conforme os bambolês vão diminuindo os alunos terão que achar uma forma criativa de todos se posicionarem dentro dos bambolês sem que fique ninguém de fora.

11- Mantendo o sonho no ar: *Jardi*

Disposição: em pé e em fileira

Descrição: os alunos estarão em cima de uma linha de partida em fileiras. A professora entregará para cada aluno 1 balão. Além de colocar 08 balões a mais que o nº de participantes. A atividade consiste em todos os alunos saírem junto e chegarem junto a linha de chegada com todos os balões no ar.

12- Nó maluco II: Os alunos dispostos em círculo, peça-os que prestem atenção no colega da direita e no da esquerda e não esqueça. Pode-se usar música. Enquanto toca à musica os alunos circulam livremente pelo espaço. Na hora que a música parar eles devem ficar onde estão, (sempre próximo uns dos outros) e dar as mãos. Vai dar aquele nó! Aí é só pedir para que eles desatem o nó!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com