TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica Claretiano

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico: Dieique de Conto

Descrição da atividade:

Com base nas leituras propostas nas unidades 1 e 2, responda ás questões a seguir:

  1. Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.

Para o bom funcionamento do organismo em se tratando das estruturas químicas e espaciais das biomoléculas, estas necessitam estar em ótimas condições de pH e temperatura.

Abreviação da escrita alemã “pondus hydrogenii” (pondus = poder de concentração; hydrogenii = íon de hidrogênio) o pH possui o termo comum de potencial de hidrogênio iônico. A abreviação que nomeia o termo foi proposta por Soren Peder Lauritz Sørensen (1868-1939) em 1909, com a intenção de expressar o grau de acidez ou alcalinidade das substâncias.

O pH é uma característica presente em todas as substâncias, e pode variar de acordo com a composição, concentração de metais, de sais, de ácidos, bases, de temperatura e de substâncias orgânicas.

O pH consiste em uma escala de modelo logarítmico, que tem o objetivo de medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma estipulada solução. Seu valor é determinado pela concentração de íons de hidrogênio em uma solução, e é medida numa escala que possui variação de 0 a 14, considerando o valor 0 muito ácido, o valor 7 como neutro, e o valor 14 como muito alcalino, como vemos na imagem abaixo:

[pic 1]

Fonte: http://loretagentilefmworld.blogspot.com.br/2017/01/controlar-o-ph-do-corpo-significa-ter.html

Qualquer alteração do equilíbrio do pH pode ter consequências graves para a saúde. O bom funcionamento das células no corpo humano depende de um equilíbrio entre os ácidos e as bases líquidas intracelulares e extracelulares, chamados fluidos corporais. A forma como o organismo regula a concentração dos íons de hidrogênio no corpo é fundamental para a avaliação e compreensão do equilíbrio entre os ácidos e as bases.

Para manter o pH do corpo num nível considerável, alguns ácidos precisam ser neutralizados, já outros, eliminados. A maior fonte de ácido do organismo humano é a produção de dióxido de carbono durante a respiração, sua eliminação é feita pelos pulmões. O restante dos ácidos do organismo são expelidos por via renal ou são neutralizados por substâncias básicas responsáveis por tal ação. O pH é resultante do equilíbrio entre os ácidos e as bases.

O melhor solvente que existe é a água, e levando em consideração a determinação do pH relatado na figura acima, em condições saudáveis, o líquido intracelular e extracelular apresentam uma oscilação no pH que varia entre 7,35 e 7,45, considerando-a levemente alcalina. Portanto, o organismo humano tende a alcalinidade, considerando a água saudável como sendo alcalina.

A variação do pH  no sangue pode reduzir o sistema imunológico, dando margem de prejuízos a saúde, como proliferação de vírus, bactérias e fungos que resistem a meios ácidos com pH inferior a 7,0 (considerado neutro), e encontrem um ambiente propício para ali permanecer. O baixo nível de pH pode causar doenças como câncer, fadiga crônica, alergias, doenças cardíacas, onde as gorduras aderem á parede arterial.

Considerando que vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver, é ideal que o pH esteja em um nível levemente alcalino no sangue, o que aumenta a oxigenação das células e a imunidade.

  1. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

No organismo pode-se encontrar o pH ácido, o pH alcalino e o pH neutro. Para o equilíbrio do perfeito pH, a alimentação é fundamental. Os atuais junk foods contribuem no aumento da acidez no organismo, tanto quanto cargas de estresse, problemas emocionais e diversas reações imunológicas.

Podemos perceber a variação do pH existente no nosso organismo nos números a seguir: na corrente sanguínea o valor do pH pode variar entre 7,35 a 7,45; no líquido estomacal o valor varia de 1,0 a 2,0; já na saliva o valor oscila entre 6,0 a 7,4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com