TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

IBICOARA-BA

2021

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2.DADOS DA INDENTIFICAÇAÕ DO CAMPO DE ESTÁGIO.................................5

3.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO..................................................6

4. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÔES.............................................................................8

5. PLANO DE ESTÁGIO EDUCACIONAL..............................................................13

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................18

7.REFERÊNCIAS ....................................................................................................19


1.INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o estágio curricular em gestão curricular educacional, do curso em licenciatura de Educação Física, realizado na Escola de 1º grau Nelson Aguiar, localizada na rua Mércia Guimarães no município de Ibicoara-Ba, proporcionando a mim, uma vasta experiência, para atuar em todas etapas de ensino.

O principal objetivo foi conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, considerando os princípios da gestão escolar, bem como a participação da comunidade nos processos de desenvolvimento, contribuindo, assim, com os saberes e fazeres da organização da escola

 A gestão escolar é tarefa a ser compartilhada entre diretor, equipe pedagógica e demais profissionais da educação.  É de extrema relevância que o diretor seja à base da estrutura econômica, financeira e de recursos humanos, observando-se que toda equipe gestora é de suma importância para que as metas e objetivos sejam alcançados e a educação evolua continuamente.

O período de estágio é a oportunidade que temos de entender, compreender e analisar cada passo na pratica pedagógica, Colocando frente a frente à profissão que estamos nos preparando para assumir, pois com toda teoria que tem oferecida durante o curso se faz necessário pôr em prática tudo que se aprendeu até aqui. Constituindo-se numa experiência de valor inestimável à sua formação, pois permitirá ao futuro profissional visualizar aspectos pedagógicos e técnicos administrativos, aplicados no estabelecimento alvo da sua observação, possibilitando compará-los aos pressupostos teóricos e encontrar possíveis saídas para enfrentar os obstáculos que impedem avanços na educação.

O Estágio Supervisionado é considerado uma parte importante da relação trabalho-escola, teoria-prática, e podem representar, em certa medida, o elo de articulação orgânica com a própria realidade.

Na colocação escola-trabalho, pode-se perceber a importância do Estágio Supervisionado como elemento capaz de desencadear a relação entre polos de uma mesma realidade e preparar mais convenientemente o aluno estagiário para o mundo do trabalho, desde que escola e trabalho façam parte de uma mesma realidade social e historicamente determinada.

Para isso é necessário o desenvolvimento do estágio com consciência porque só assim o futuro professor terá a clareza do que ele enfrentará a cada dia.         Assim se preparado para ser o melhor pois e disso que os alunos precisam de   professores consciente de sua importância e responsabilidade.

Segundo Freire (1996, p. 39) “Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima pratica”.

Diante disso, o estágio possibilitou observar a troca de experiências nas atividades complementares entre professores e o pedagogo e as intervenções na formação continuada dos mesmos, onde o trabalho ganha efetividade, quando passa a ser menos burocrático, mais cooperativo e reflexivo.

Conforme Lopes (2013):

O trabalho na gestão escolar nas instituições escolares brasileiras, a partir da LDB/96 art.14 é entendido como atividade compartilhada pela comunidade escolar e local. Neste sentido deveria tornar-se uma tarefa coletiva, organizadora e produtiva que resulte na aprendizagem dos educandos. (LOPES, 2013, p.10).

Desta forma o presente relatório busca desenvolver todas as experiências vivenciadas pelo pedagogo da referida escola, contudo há um grande caminho pela frente, tendo em vista as dificuldades em articular um trabalho mais consistente, sendo que, 1/3 da carga horária do professor, ainda não está reservado para estudos e formação continuada como pretendem, dificultando o trabalho do pedagogo em alinhar as ações pertinentes a uma gestão democrática e de qualidade.


ATIVIDADE A -   RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Um dos primeiros desafios do gestor é saber equilibrar as questões administrativas com a parte pedagógica é necessário que o gestor tenha as competências necessárias para colocar essas duas questões na balança para garantir um bom funcionamento da organização, sem deixar nenhuma dela de lado.  

O gestor da atualidade deve gerenciar com responsabilidade, motivação e preocupado com a formação continuada de sua equipe, interagindo com a comunidade escolar, atualizando-se, e, compartilhando seus conhecimentos.

Porém, é preciso incorporar esses gestores a modernização, mudanças rápidas e velozes que ocorrem em todos os setores, algumas são mais visíveis no caso das tecnologias, e, precisamos acompanha-las.

Um gestor precisa aprimorar seus conhecimentos e buscar formação que irá auxilia-lo nesta difícil tarefa de gerenciar uma escola.

É importante que o profissional analise suas limitações e escolhas, para aprofundar e ampliar sua formação e conhecimentos de acordo as necessidades do cargo e a atualização constante do profissional é um importante diferencial em uma instituição de ensino que se preocupa com a qualidade do ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com