TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacidade Física - Resistência

Por:   •  29/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Estácio do Ceará

Educação Física

Alunos:

Capacidadade Física - Resistência

Fortaleza-CE

2018

  • Resistência

Resistência é a qualidade física que permite um esforço proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Pode ser dividida em:

Resistência geral: É a capacidade de desenvolver uma atividade por um tempo prolongado, envolvendo muitos grupos musculares. São exemplo de resistência geral, atividades rotineiras, como subir escadas, lavar o carro e outras, geralmente envolvem grupos musculares do corpo todo e um pouco de participação de todos os sistemas. 

Resistência Especifica: Também é a capacidade de desenvolver uma atividade por um longo período, porém, se treina a resistência desse sistema específico, conforme as principais necessidades de desempenho da modalidade .

- Resistência Aeróbia: É a capacidade de suportar esforços de longa duração, evitando a acumulação do ácido láctico, utilizando o oxigénio e nutrientes para manter a atividade.
Sendo assim o próprio exercício aeróbio usa oxigénio na produção de energia. Este tipo de exercício trabalha varios grupos musculares de forma rítmica, andar, nadar, pedalar e correr sao exercicios aeróbios.
Estes exercicios de natureza contínua, prolongada e rápida representam uma das categorias que mais benefícios apresentam para a nossa saúde, pois queimam as reservas de gordura do nosso corpo.

-Benefícios para a saúde
-Benefícios respiratórios
-Benefícios cardíacos
-Melhor circulação sanguínea
-Diminuição da pressão arterial
-Tonificação muscular
-Resistência anaeróbia

- Resistência Anaeróbia: Resistência anaeróbia é a capacidade de executar uma atividade de elevada intensidade num curto intervalo de tempo, em situações de baixa oxigenação.
O exercício anaeróbio trabalha vários músculos através de atividades químicas de forma continua e rítmica. Qualquer atividade química que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada são exercícios desta área.
São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, e musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

-Benefícios para a saúde
-
Fortalecimento de músculos
-
Melhora a capacidade de combater a fadiga
-
Controlo de peso
-
Melhora o estado cardiorrespiratório 

- Resistência Muscular Localizada: É a capacidade do músculo de exercer tensão durante um período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições.

        Para Nahas (2003), a RML é a capacidade individual de realizar num maior tempo possível a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficiência. É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante períodos de tempo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (472.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com