TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacidades Físicas

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

Wendel Silotto de Oliveira – Educação Física (Bacharelado)

Capacidades físicas

Resistência: Resumo baseado no livro “Sistema de Capacidades Físicas” (Capítulo 2)

        Inicialmente, pode-se destacar o conceito da capacidade de resistência como uma adaptação do organismo humano perante determinado exercício físico, abstendo de quaisquer fatores que intervenham negativamente na performance do atleta (cansaço físico, redução do tempo de reação, raciocínio rápido, entre outros). Diante do exposto, técnicas como a estabilidade da intensidade durante um maior período de tempo possível na execução do exercício, é um dos principais contribuintes para adquirir resistência.

Porém, o desenvolvimento desta capacidade é obtido gradativamente de acordo com a modalidade do esporte ou do exercício e as características físicas e mentais de cada pessoa. Consequentemente, há duas classificações importantes sobre a resistência: Anaeróbica e Aeróbica.

Um primeiro aspecto que merece destaque sobre a resistência aeróbica são os exercícios que compreende a existência de oxigênio, ou seja, ocorre pelo ciclo de Krebs produzindo grande quantidade de ATP (36 ou 38) e liberando H2O e CO2. Porém, esta produção demanda muito tempo e assim designa para atividades físicas de longa duração e pouca explosão muscular, mantendo uma constante de esforço, exemplo: maratonistas de longa distância.

Paralelamente a isto, a resistência anaeróbica ocorre em função da ausência de oxigênio e produção utilização de lactato para exercícios que demandam de energia rápida, isto é, são produzidos poucos ATPs, mas em menor tempo. Assim, esportes que necessitam de explosão e alta intensidade dos atletas (corridas de 100 metros, natação, cujo tempo de esforço máximo não ultrapasse 3 minutos) esta resistência se torna indispensável.  

Concluindo, a capacidades de resistência podem ser alcançadas mediantes sucessivos treinos, buscando elevar o nível de dificuldade gradativamente (tempo, carga e distância) sem decair a intensidade.

Força: Resumo baseado no livro “Sistema de Capacidades Físicas” (Capítulo 3)

        Se entende definição de força como uma capacidade que envolve o deslocamento, pressão ou superação em determinado corpo, por meio de contrações musculares. Ademais, subdivisões deste conceito se tornam decorrentes e necessárias no âmbito esportivo, seja na forma de realizações do exercício (força geral e força específica) ou nas exigência que cada esporte utiliza ou necessita (força rápida, máxima ou explosiva).

        De início, vale destacar a chamada força geral subentendida pela ativação de um maior número possível de músculos, por outro lado, a força específica são destinados propriamente a determinados grupos musculares seletos.

        Posteriormente, as duas forças destacadas podem se manifestar em outras 3 formas: Força Rápida: Máximo de velocidade gerada pela contração muscular; Força Máxima: Ápice da geração de força produzida em uma contração muscular; Força Explosiva: Máximo desempenho de contração muscular em maior velocidade.

Flexibilidade: Resumo baseado no livro “Sistema de Capacidades Físicas” (Capítulo 5) e pelo “Portal da Educação”

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento, permite a obtenção de grande amplitude articular durante a execução dos movimentos.

        Consequentemente, dentre o amplo conceito de flexibilidade vale destacar, a possibilidade da máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária, denominada flexibilidade ativa. Por outro lado, a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, dentre outros é conhecida como flexibilidade passiva.

Um aspecto importante para condicionarem esta capacidade são as contrações musculares acionadas pelo momento miotáctil (percepção muscular por meio dos sentidos), através de fusos musculares que recebem os comandos cerebrais (Proprioceptores) promovendo a contração e relaxamento de acordo com os limites existentes. Assim, é evidenciado a importância da promoção do alongamento dessas fibras musculares através da flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (472.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com