TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  4/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 11

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como objetivo compreender a dança enquanto um importante conteúdo da educação física escolar e discutir as contribuições da Educação Física Escolar na inclusão dos deficientes na escola. Analisaremos alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física, abordando benefícios e vantagens da prática e os cuidados que devem ser tomados. Uma breve explicação do que é a Síndrome de Down.

 Por fim, vamos ver que é possível a construção de uma prática educacional mais igualitária e para a realização desse trabalho, procurou-se abranger a Educação Física Escolar e suas relações com a Educação Física Inclusiva, fizemos entrevistas com professores para saber a experiência individual deles principalmente no que tange aos alunos portadores de deficiências físicas diversas e as principais estratégias de atuação dos profissionais dessa área. A educação física é uma área de adaptação que permite a participação de todos, em atividades adequadas às possibilidades de cada um, proporcionando a integração.

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A dança caracteriza a arte de mover o corpo, uma forma de expressão. Todos os povos, desde a Antiguidade, cultivavam formas expressivas como as danças, os jogos e as lutas. O homem dançava, sempre em forma de ritual. A dança é uma das artes mais antigas. Ao longo dos anos evoluiu em conceitos, nos fatos sociais e culturais, relevando a relação do homem com o mundo e seus diferentes meios de vida.

Foi a primeira forma de expressão emotiva, manifestação dos temores e sentimentos. Logo passou a ser uma cerimônia, espetáculos, celebração, e por fim uma forma de divertimento e aprendizagem.

A dança resgata a própria personalidade, o contato com o lado mais humano através da expressão artística. É capaz de demonstrar aquilo que ele pensa e entende, preparando o corpo e a mente dos alunos, estimulando através dos movimentos espontâneos e a precisão do gesto, o processo ensino aprendizagem. Alguns benefícios são a melhora da autoestima, o combate ao estresse, a depressão, orientação do movimento corporal, explorar a capacidade de criação, estimula o autoconhecimento e favorece para aprendizagem.

No conteúdo escolar, não pretende formar bailarinos, consiste em oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista a aprender e expressar-se criativamente através do movimento. O papel da dança na educação é de contribuir com o processo ensino-aprendizagem, auxiliando o aluno na construção do seu conhecimento.

A dança na escola é educação por meio da arte. Propiciando ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A síndrome de down (trissomia 21) é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças e jovens portadores da síndrome de down têm como característica física:

• Achatamento da parte de trás da cabeça;

  • Cabelo liso

• Olho puxados e amendoados;

• Pequenas dobras de pele no canto internos dos olhos;

• Língua proeminente;

• Ponte nasal achatada;

• Orelhas ligeiramente menores;

• Boca pequena;

• Tônus muscular diminuído;

• Ligamento soltos; • Pele na nuca em excesso;

• Mãos e pés pequenos;

Eles também são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade e tem maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, como cardiopatias e problemas respiratórios, hipotonia muscular e deficiência intelectual. Também é importante destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura.

Apesar das várias características físicas e psicológicas limitadas, possui como qualquer outra criança, capacidade de aprender. Ela tem maior facilidade de aprendizado quando há repetições antes de modificá-las, imitações também facilita, além de divertidas, elas acabam copiando os movimentos. Elogiar durante uma brincadeira ou atividade realizada de forma correta, evita frustrações quando não realizados de forma correta.

Ao realizar uma atividade, que precise utilizar os dedos como pinça, devido as limitações, ao não conseguir realizar o movimento, ela pode arremessar o brinquedo, e quando chega nesse estágio fica bem complicado contornar a situação. A música, a dança e movimentos corporais podem ajudar a acalmá-las.

Cuidados necessários na prática da atividade física e os benefícios da atividade física

A proposta da Educação Física escolar para o aluno com síndrome é inserir a criança em meio á cultura corporal do movimento para que ela possa compreender, aprender e desenvolver suas habilidades, percebendo o meio ambiente e as adaptações que o mundo oferece. A disciplina tem o dever de proporciona ao aluno práticas que desenvolvam suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e socioculturais

Há também as características relacionadas a saúde e atividades Instabilidade atlanto-axial (IAA), é um aumento da distância entre duas vértebras da coluna cervical (C1 e C2), localizada na parte superior do pescoço, deverá ter cuidados, pois suas funções básicas não serão exercidas com eficiência. Possíveis sintomas como: torcicolos frequentes, postura anormal da cabeça, dor localizada. Atividades contraindicadas: alguns estilos de natação, como borboleta e peito; ginástica artística, por causa dos rolamentos, saltos de aparelhos e quaisquer outros exercícios que coloquem sobre pressão a cabeça e/ou pescoço.

Problemas respiratórios, quando não existir impedimentos médicos, a natação é bastante aconselhada por causa do trabalho preventivo. As crianças com a síndrome são suscetíveis a constantes resfriados e pneumonias por causa de uma predisposição imunológica e da própria hipotonia da musculatura do sistema respiratório.

Os benefícios da atividade física para a saúde dos alunos

A saúde está relacionada à atividade física através de fatores de aptidão como a resistência cardiorrespiratória, endurecimento muscular, a força muscular, composição corporal e flexibilidade. As atividades recreativas exigem que o corpo gaste mais energia do que no repouso, adaptando-se e até mesmo melhorando os fatores de aptidão física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com