TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como motivar o aluno em sala de aula

Por:   •  7/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Como motivar alunos de ensino médio a ler

No ensino médio os professores não estão muito preocupados se o aluno tem uma boa leitura ou não, o importante é passar todos os títulos que serão cobrados em vestibulares e se o aluno leu ou não fica ao critério dos mesmos. Sendo esses títulos considerados maçantes e de difícil entendimento para os jovens acaba que não ocorre a leitura ou a interpretação correta do texto.

Os professores de ensino médio acabam se esquecendo de que os alunos mesmo estando nesse período final de estudos também precisam de motivações para ler. Criar círculos para debater certas obras, discutir as leituras feitas pelos jovens mesmo não sendo a obra indicada pelo professor é uma ótima forma. É necessário que se crie uma ponte entre os livros que os alunos gostam de escrever entre os livros que são indicados em sala de aula.

É importante que o professor faça seus alunos criem o senso de crítica em relação às obras, incentivar a criarem textos, passar redações com temas livres, instigar o aluno a viajar na sua própria imaginação. Ao perceber o quanto é interessante viajar por esse mundo da leitura, os jovens terão um novo ponto de vista sobre como é bom ler.

Sintaxe

Na concordância verbal temos alguns casos que podem gerar dúvidas quanto ao sujeito composto e a correta conjugação do verbo. Os casos especiais do sujeito composto: a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Os núcleos do sujeito estão coordenados assindeticamente ou ligados por <e>: O verbo concordará com os dois núcleos.

A jovem e a sua amiga seguiram a pé.

OBS1: Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.

Seguiria a pé a jovem e a sua amiga.

OBS2: Quando ocorre ideia de reciprocidade, no entanto, a concordância é feita obrigatoriamente no plural.

Abraçaram-se vencedor e vencido.

Ofenderam-se o jogador e o árbitro.

.

c) Quando os núcleos do sujeito constituírem uma gradação, o verbo fica no singular. Exemplo: O sorriso, a paz, a felicidade fez com que me sentisse muito bem hoje. d) Quando um pronome indefinido (tudo, nada, ninguém, alguém) resumir os núcleos do sujeito, o verbo fica no singular. Exemplo: As tribulações, o sofrimento, as tristezas, nada nos separa de quem nos ama e amamos de verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com