TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA

Exames: INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 12

INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

2010

MARIA BELEM DE SOUSA SILVA

INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

2010

SILVA, Maria Belém de Sousa.

---?páginas.

Inclusão do aluno em sala de aula.

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul

• -----------?

• ----------- ?

• ----------- ?

INCLUSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA A

MARIA BELEM DE SOUSA SILVA

APROVADA EM ____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________

ORIENTADORA

____________________________________________

PROFESSOR (A)

____________________________________________

PROFESSOR (A)

RESUMO

O seguinte artigo busca abordar o tema da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. A princípio observamos que a responsabilidade da inclusão de um estudante com necessidade especial é de toda a comunidade escolar e concebe uma oportunidade, um objetivo para que a universidade não caminhe para um grupo de pessoas sozinhas. O educando com necessidade especial, segundo Rodrigues (2005), é um catalisador de práticas e valores novos. Face à eloquente e visível diferença das suas possibilidades, a presença deste educando instiga a reflexão sobre os conteúdos, as metodologias, o sucesso do ensino e da aprendizagem feitos na universidade. Esta reflexão pode favorecer muitas outras pessoas tais como: os docentes que podem caracterizar as suas práticas docentes, os alunos com dificuldades, mesmo sem deficiências identificadas, e os demais alunos que poderão, com metodologias adequadas de individualização, progredir no ritmo e na proporção das suas capacidades. Neste contexto, a inclusão conceitua-se como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais, pessoas consideradas diferentes da comunidade a que pertença. Ela ocorre num processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam juntas, equacionar problemas, discutir soluções e equiparar oportunidades para todos. Partindo desta premissa é que este trabalho está enfocando a inclusão, a educação inclusiva e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver seus potencias. No caso de pessoas com deficiência devemos começar garantindo-lhes o direito de acesso aos bens da sociedade, educação, saúde, trabalho, remuneração digna, etc.

INTRODUÇÃO

A presente alínea tende a instigar uma critica e reflexão sobre as políticas de inclusão, levando em conta os padrões conceituais e princípios que vem sendo sucessivamente pleiteados em documentos nacionais e internacionais.

A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na procura dos seus direitos e lugar na sociedade. Esse, também, é um tema que vem sendo abordado e questionado no ambiente da escola comum, porém é possível perceber certa distância entre as discussões da literatura e a apresentação de propostas ou narrativas alusivas à temática da inclusão na escola. O ambiente de inclusão, favorecedor à aprendizagem de alunos com necessidades especiais carece de experimentos concretos.

A função da escola inclusiva é o de ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências, a fim de aprender, com sucesso, a adquirir e produzir conhecimentos, lidar com informações e com pessoas, resolver problemas etc.; incumbindo aos professores e demais profissionais, na situação de facilitadores da aprendizagem dos alunos, compartilharem com eles o seu poder e as suas responsabilidades de tomada de decisão e criar um clima de respeito mútuo diante da diversidade humana e das diferenças individuais.

A inserção na escola regular não é predominante, mas tende a se expandir, dados os rumos das orientações e determinações oficiais, além da pressão de expectativas e de discursos de vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com