TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

1. O termo “Didática” aparece pela primeira vez quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. Essa “organização”, que tem início no século XVII, com o seguinte teórico e obra:

(A) Luckesi, Didática para professores

(B) Libâneo, Didática Geral

(C) Comênio, Carta Magna 

(D) Augusto Comte, Carta da Didática

(E) Abramovich, Carta Geral

2. É para integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:

(A) Didática

(B) Pedagogia

(C) Trabalho Docente

(D) Prática Educativa

(E) Educação

3. É o campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:

(A) Prática Educativa

(B) Educação

(C) Trabalho Docente

(D) Didática

(E) Pedagogia

4. Justifica a subordinação do processo didático a finalidade educacionais e indicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para orientar a ação pedagógico-didática na escola. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:

(A) Educação

(B) Pedagogia

(C) Prática Educativa

(D) Trabalho Docente

(E) Didática

5. É fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Referente a afirmativa podemos considerar o seguinte conceito:

(A) Educação

(B) Prática Educativa

(C) Trabalho Docente

(D) Didática

(E) Pedagogia

6. Referente a formação do professor há duas dimensões consideradas relevantes, que visa especializar o docente na formação pedagógica. :  

(A) Formação de ensino superior e pós-graduação

(B) Atividades pedagógicas dentro da escola e atividades extracurricular

(C) Atividades específicas de formação na educação Infantil.

(D) Prática educativa e formação continuada

(E) A formação teórico-científica e técnico-prática

7. A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores (LIBANEO, 1994, p. 52). Dentro dessa perspectiva podemos defini-la, também como:

(A) Experiências acumuladas no decorrer do ensino

(B) Demonstra a aprendizagem dos alunos no decorrer do ano escolar

(C) Atividade social dedicada aos alunos

(D) Investiga as formas que vigoram no ensino e ao mesmo tempo fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicosociais_ condicionantes das relações entre docência e aprendizagem

(E) Organização dos conhecimentos sistematizados fora e dentro do ambiente escolar.

8.Ao realizar suas tarefas básicas, a escola e os professores estão cumprindo responsabilidades sociais e políticas. Com efeito, ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidades cognitivas e operativas para a atuação no trabalho e nas lutas sociais pela conquista dos direitos de cidadania. Podemos, dessa maneira, afirmar que a escola pode contribuir com:

(A) Formação do conhecimento sistematizado

(B) Democratização social e político da sociedade

(C) Apoio pedagógico nas atividades escolares

(D) Preparação para a vida social 

(E) Inclusão no mundo do conhecimento

9. Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, é necessária a atuação em duas frentes, que são:

(A) Política e Social

(B) Política e Unitária

(C) Política e Pedagógica 

(D) Escola pública e social

(E) Efetivação social e pública

10.  As idéias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbat formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, demarcando as concepções pedagógicas que se caracterizam-se como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com