TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIE DID

Trabalho Escolar: DOSSIE DID. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 13

DIDÁTICA – 100h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

1.Construa um quadro demonstrativo das várias concepções que o texto apresenta, apresentando suas principais características.

Vários autores procuraram conceituar o que é educação,vejamos:

Nérici(1968)-ato de criar,por extensão,formação do espírito,instrução;

Libâneo(1992)-processo de desenvolvimetno global da personalidade, num contexto, envolvendo formação de qualidades humanas-físicas,morais,intelectuais,estéticas sociais e afetivas;

Karling(1991)-processo que visa ao desenvolvimento integral da personalidade.

2.Caracterize educação e escolarização, justificando suas diferenças.

Educação é um fenômeno social, ou seja , a base material de cada sociedade.

Escolarização são processos formativos no meio social,que ocorrem em instituições específicas,escolas ou não.

3.Conceitue ensino-aprendizagem.

Ensino-aprendizagem, é a organização dos meios,contéudos ,técnicas e estratégias ,provendo materiais adequados e criando ambiente favorável para que os alunos aprendam a fazer,descobrindo seus interesses,gostos,necessidades e problemas .

4.As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Naõ podemos confundir educação com escolarização ,pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece.O ensino tem que estimular o processo de aprendizagem.

5.Quais são os fatores que facilitam uma boa aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

O processo da boa aprendizagem ,deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir,pois o professor ,tem o papel de impulsionar a aprendizagem,desenvolvendo condições específicas ,consciente e autonomamente,para que o aluno possa compreendê-las.

6.Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

Uso incorreto do vocabulário ,dificultando ao aluno ,compreensão dos limites de cada momento.

Falta de troca , cooperação e racionalização,com os alunos,a partir de seus referênciais cotidianos.

b) relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas””.

O famoso ensinar e pouco aprender,ou seja ,é necessário conhecimentos dos principios teóricos da educação que os envolvem,para que surjam possibilidades de crescimento.

.

UNIDADE 2

O QUE É DIDÁTICA

1.O que é necessário para que o professor tenha uma boa didática? Apresente, no mínimo, 5 ideias, justificando-as.

Para que o professor tenha uma boa didática ,é necessário que haja compreensão pelo aluno, do conteúdo ministrado, e não apenas que este decore os conceitos educacionais.Pois ,à medida que o professor utiliza a imaginação,a criatividade ,e os principios científicos , para a elaboração dessas atividades discentes , como transmissão de conhecimentos, desperta no aluno o desejo de querer aprender.

2.Pesquise a etimologia da palavra Didática e depois explique sua função no meio acadêmico.

Didática é técnica e arte de bem orientar a aprendizagem e de conseguir que o aluno queira aprender.Partindo desse fundamento ,a didática ,tem como função nomeio acadêmico , o estudo da situação instrucional ,ou seja, do processo de ensino e aprendizagem,enfatizador da relação professor-aluno.

3.Faça um comparativo em relação ao Conceito de Didática em Libâneo e em Castro.

Castro(1991)- didática oscila entre diferentes paradigmas .

Libâneo(1994),didática é o processo de ensino,que pode ser definido como uma sequência de atividades do professor e dos alunos,tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades ,por meio dos quais os alunos aprimoram e desenvolvem as capacidades cognitivas.

4.Leia e faça um breve resumo sobre o Método Didático dos séculos XVII e XVIII.

Definitivamente alguns acontecimentos do séculos XVII e XVIII,foram decisivos e mudaram definitivamente ,o modo de pensar e agir do ser humano, que a partir de então ,culminaram com a expansão das escolas a consequente ,tranformações no campo educativo,como a ampliação do número de alunos ,que passaram a exigir ,nova organização ,meios e instrumentos de ensino.

Poderiamos citar centenas de nomes ,de filósofos,cientistas ,religiosos e outros,para exemplificar como as transformações no modo de produção e na organização social,interferiram na constituição das escolas e métodos de ensino.

Para todo homem ,e, em qualquer lugar do mundo ,estas mudanças estruturais alteraram os costumes,os valores ,as crenças e as atitudes,pelo grande crescimento da ciência ,das artes,da economia,da politica e da filosofia.Nos escritos ,por exemplo ,os títulos dos livros científicos publicados no trancorrer do século XVII,como a Didática Magna de Comênio ,possibilitou que os estudos chegassem,e com isso pudessem ampliar ou mesmo reafirmar , decisivamente, as descobertas realizadas pelo homem no mundo todo.

Foi a mais poderosa ajuda dada aos reformadores religiosos e o principal processo do despertar intelectual.

5.Diferencie Pedagogia e Didática.

Pedagogia ,trata do planejamento da didática,tanto do desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com