TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA E POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO

Por:   •  3/4/2018  •  Monografia  •  7.867 Palavras (32 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora de Defesa do Centro Universitário Hermínio Ometto, como parte integrante da avaliação do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Categoria: Artigo Original

EDUCAÇÃO FÍSICA E POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO

Renata Cristina Pereira

Alessandro Tosim

RESUMO

Atualmente vivemos em uma sociedade que busca uma inclusão das pessoas com deficiência, no entanto, encontramos alguns problemas relacionados a criança com deficiência inserida no ensino formal. A atividade motora e o esporte é um grande aliado para esta população, pois se trata de um meio facilitador para a inclusão da pessoa com deficiência. No entanto, existem muitos professores que não conseguem se adaptar com uma turma que tenha uma criança com deficiência, o que acarreta a exclusão. Pensando nesta proposta de uma Educação Física inclusiva, este trabalho tem por objetivo relatar sobre o processo de inclusão na escola, com suas respectivas deficiências, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi bibliográfica e realizada no Sistema de Biblioteca da UNIARARAS, internet, entre outros. Veremos que a educação física adaptada pode proporcionar aos alunos com deficiência oportunidades para que eles consigam realizar suas habilidades por meio de jogos e esportes dentro de suas possibilidades, contribuindo para que esses alunos se integrem com as outras pessoas, auxiliando na busca de uma melhor adaptação.

Palavras chaves: Educação física adaptada; inclusão; pessoa com deficiência.

ABSTRACT

Today we live in a society that seeks the inclusion of people with disabilities, however,encounter some problems related to children with disabilities placed in formal education. The motor activity and sport is a great ally in this population, because it is a means to facilitate the inclusion of disabled people. However, there are many teachers who can not adapt to a class that has a handicapped child, which carries the deletion.Thinking about this proposal for an inclusive physical education, this paper aims to report on the process of inclusion in school with their deficiencies in physical education classes. The literature search was performed and the Library System of UNIARARAS, internet, among others. We will see that the adapted physical education can provideopportunities for students with disabilities that they can perform their skills throughgames and sports within their means, contributing to these students to integrate with other people, helping in the search for a better adaptation .

Keywords: Adapted physical education, inclusion, people with disabilities.

INTRODUÇÃO

A exclusão das pessoas com deficiência, na escola e sociedade é uma das preocupações mundiais. O principio da inclusão têm sido muito discutido, por estudiosos e pesquisadores, em nível nacional e internacional.

A inclusão escolar tem como objetivo efetivar oportunidades para todos inclusive para os indivíduos que, devido ás condições econômicas, culturais, raciais, físicas ou intelectuais, foram excluídos da sociedade. Tal movimento propõe a construção de uma sociedade democrática, onde todos possam exercer a sua cidadania e possa existir respeito á diversidade.

Diante desses aspectos, relatar um pouco da história da educação física adaptada, compreender e refletir sua relação com os princípios da inclusão e a possibilidade de repensar sobre uma nova educação física voltada para o atendimento as pessoas com deficiência, principalmente na área escolar, e quem sabe até iniciar uma transformação para uma educação física inclusiva.

Na escola, todos sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas comuns e nas classes ditas regulares em que deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico atendendo a todos, sem discriminação.

        Todos devemos entender que é preciso buscar novos princípios para a educação/educação física, buscando compreender que somos diferentes e é na diferença que ocorre a compreensão dos limites e possibilidades, é preciso mudar o trabalho escolar, os conteúdos, e ainda aprender a lidar com a diversidade, que é, no nosso entendimento, o grande desafio para a educação/educação física.

        É muito importante que o professor tenha os conhecimentos básicos do seu aluno como: tipo de deficiência, se é transitória ou permanente, idade em que apareceu a deficiência, as funções que estão prejudicadas.

        A partir dessas informações surge a pergunta da pesquisa: Será possível uma educação física inclusiva?

Conviver com a diferença e a diversidade humana é possível, mas ainda teremos que mudar e superar valores e princípios ainda tão presentes nas relações sociais entre os homens. As pessoas sabem da importância da educação física adaptada para as pessoas com deficiência, mas ainda não entendem que ela precisa ser superada para que alcancemos a inclusão.

        Para entender melhor esse processo entre a relação da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física, esta pesquisa tem como objetivo relatar sobre o processo de inclusão na escola; os avanços e perspectivas da educação física adaptada.

        Essa trajetória inicia-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir desse estudo será traçado o percurso definido como: histórico do processo da educação física adaptada (EFA), o que fala os PCNs sobre a inclusão, relatar brevemente a historia da inclusão, como é esse processo no Brasil, e como a educação física vê essa inclusão e finalizaremos com possibilidades de inclusão nas aulas de educação física nas escolas para todos os tipos de deficiência.

        

MATERIAIS E MÉTODOS

O estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica, pois é uma análise de literatura de vários autores em diferentes áreas de atuações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com