TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  20/10/2015  •  Monografia  •  16.209 Palavras (65 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 65

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ADMINISTRATIVA NA EDUCAÇÃO

SIDINEIA FERREIRA ALVES

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN

VILA VELHA (ES)

2013

SIDINEIA FERREIRA ALVES

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Administrativa na Educação da Escola Superior Aberta do Brasil como requisito para obtenção do título de Pedagoga, sob orientação da Profª.Dra. Anna Cristina Viana Omati.

VILA VELHA (ES)

2013

SIDINEIA FERREIRA ALVES

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN

Monografia aprovada em .......... de ......... de 2013.

Banca Examinadora

_____________________________

_____________________________

_____________________________

VILA VELHA (ES)

2013

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado a toda minha família, pela tolerância nas minhas ausências necessárias para a conclusão deste estudo.

Dedico a mim mesma, por ter sido forte, enquanto tantos me achavam fraca, por ter sido capaz, enquanto tantos me consideravam incapaz.

E dedico também, a todo educador que tem a coragem de quebrar paradigmas e de construir uma escola que esteja, de fato, convivendo com cada educando: conhecendo-o, compreendendo-o e acolhendo-o.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter me concedido a vida e a oportunidade por elevar minha formação.

Agradeço as minhas queridas filhas que são minhas joias preciosas, ao meu esposo e a minha mãe, tanto pela paciência quanto por acreditarem naquilo que faço.

A Professora e Orientadora Anna Cristina Viana Omati pela compreensão, carinho, amizade, orientações e dedicação para que eu pudesse concluir este trabalho.

Agradeço ainda a todos que colaboraram comigo no esforço para alcançar mais esta meta.

"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria

na escola é preciso primeiro mudar  radicalmente o

mundo é o tempo que perdemos para começar

a inventar e a viver a alegria".

Paulo Freire

RESUMO

Este estudo teve por objetivo, identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem e convívio, na rotina escolar em que estão sendo inseridos os alunos portadores da Síndrome de Down, buscando novas habilidades e competências de ensino. Dentro deste objetivo geral, compreender como podemos aprender com as diferenças, desenvolver um novo olhar e uma nova postura, para responder as necessidades do trabalho com a Educação Inclusiva de crianças com Síndrome de Down e, por fim, identificar recursos que possam facilitar a inclusão. Ressaltando a importância do trabalho em conjunto – escola – família – comunidade para que realmente aconteça a tão almejada inclusão. Buscando novas habilidades e competências de ensino. E dentro deste convívio, compreender também, como todos poderão aprender com as diferenças, desenvolvendo, um novo olhar e uma nova postura, respondendo de maneira adequada às necessidades do trabalho com a Educação Inclusiva. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacam-se Serrão e Baleeiro (1999), Kunc (1992),Glat (2005), Pueschel (1995), Silva e Dessen (2007),Jannuzzi (2006), Mendes (1999), Mazzotta (1996), Gil (2005), Brandão (1985), Carvalho (2006), Mantoan (2001), Smith e Wilson (1976). O presente trabalho foi dividido por dois capítulos, onde no Capítulo 1 tratou da exclusão social à exclusão escolar, e já no Capítulo 2 tratou da Educação Formal e Informal da Criança com Síndrome de Down. Foram utilizados métodos qualitativos, através de pesquisa bibliográfica de vários autores, sendo selecionados após cuidadosa leitura.Com esta pesquisa pode-se constatar que o convívio com a família e tudo que a criança aprende no seio familiar, sem excessos e superproteção, facilitará muito no momento da sua inclusão no meio social e no âmbito escolar. A família, a comunidade e a escola precisam trabalhar juntas, pois são de fundamental importância no processo inclusivo. As crianças com Síndrome de Down têm capacidade de evoluir, basta que acreditem em seu potencial, que os estimulem, que faça do ambiente onde estão inseridos um grande aliado, e que não o exclua dentro da própria instituição de ensino.

Palavras - chaves: Inclusão. Diversidade. Educação. Síndrome de Down.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 09

CAPÍTULO 1 - DA EXCLUSÃO SOCIAL À EXCLUSÃO ESCOLAR ......................12

  1. INCLUSÃO E INTERAÇÃO ................................................................................ 19

CAPÍTULO 2 - A EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN ............................................................................................ 30

2.1 A INCLUSÃO DA CRIANÇA PORTADORA SÍNDROME DE DOWN NO ÂMBITO ESCOLAR ................................................................................................................ 34

CONCLUSÃO .......................................................................................................... 51

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 54


INTRODUÇÃO

O objeto desde estudo circunscreve-se à educação inclusiva de crianças portadoras da Síndrome de Down, destacando quais são as principais dificuldades tanto na adaptação das crianças, quanto dos profissionais da educação e quais seriam os recursos necessários para adequação da instituição, para oferecer melhores condições de adaptação e acolhimento das crianças com necessidades especiais. A aprovação da Lei de Diretrizes Educacionais - LDB (Lei 9394/96) estabeleceu, entre outros princípios, o de "igualdade e condições para o acesso e permanência na escola" e adotou nova modalidade de educação para educandos com necessidades especiais. (Artigo 206, Inciso I).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.8 Kb)   pdf (471.9 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com