TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/11/2017  •  Artigo  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CAMPUS DE ALAGOINHAS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2011.1

FÁBIO SOARES DE SOUZA

JILVANA DIAS DE ALMEIDA SANTOS

VANDERLON SANTANA DE ARAÚJO

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALAGOINHAS - BA

2011

FÁBIO SOARES DE SOUZA

JILVANA DIAS DE ALMEIDA SANTOS

VANDERLON SANTANA DE ARAÚJO

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado à Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), Campus de Alagoinhas, para a Disciplina Leitura e Produção de Texto, do Curso de Licenciatura em Educação Física, sob orientação do professor Antônio Marcelo Oliveira.

ALAGOINHAS – BA

 2011

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho apresentado à Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), para a disciplina Leitura e Produção de Texto, parte de uma reflexão acerca da importância da disciplina Educação Física, buscando demonstrar a relevância desta para o desenvolvimento da aprendizagem psicomotora na Educação Infantil, na zona urbana, da rede municipal, do distrito de Itamira, município de Aporá – BA, onde será analisada a importância da Educação Física para a efetivação da aprendizagem psicomotora.

Essa temática foi escolhida, pois se percebe a inexistência da utilização nas salas da Educação Infantil de atividades físicas, para auxiliar o desenvolvimento psicomotor das crianças de 01 a 05 anos de idade; bem como a utilização de jogos e brincadeiras sem uma intencionalidade pedagógica.

Para responder a problemática levantada surgem as seguintes hipóteses: a falta de formação acadêmica dos professores que atuam na Educação Infantil; a inexistência na rede municipal de Aporá de coordenares para esta etapa de ensino; a falta de material e espaço físico adequado para desenvolver atividades físicas com estes alunos; e a pouca importância dada à Educação Física na Educação Infantil.

Para tanto foi necessário a construção da matriz analítica; ler e fichar os textos do referencial teórico; em seguida foi solicitada autorização do Secretario Municipal de Educação para a realização da pesquisa nas escolas municipais; posteriormente foi realizada a pesquisa de campo onde foi aplicado o questionário subjetivo para os professores que atuam na Educação Infantil em três escolas municipais distintas.

Assim, o eixo norteador desse artigo fundamenta-se em trazer à luz algumas considerações acerca do desenvolvimento da criança de um aos cinco anos de idade, através da utilização da Educação Física escolar analisando a teoria e a prática. É importante ressaltar que a partir da brincadeira e do jogo, a criança utiliza a imaginação, que “é um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está presente nos animais nem na criança muito pequena” (REGO, 1995, p.81).

Segundo Piaget (1967, p.32) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor (0 a 2 anos) inicio da socialização e primeiras interações principalmente familiares; e pré-operatório (2 aos 7 anos)   criança começa a expandir suas relações, a construir a identidade, o simbolismo. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais.

Esse impulso dado aos conceitos e processos de desenvolvimento deverá ser fornecido pela Educação Física ao propiciar jogos e brincadeiras que, intencionalmente, estimulem a imaginação, coordenação motora e a criatividade. Além disso, o processo de desenvolvimento dos indivíduos tem relação direta com o seu ambiente sócio-cultural e eles não se desenvolveriam plenamente sem o suporte de outros indivíduos da mesma espécie. Por isso:

Mesmo havendo uma significativa distância entre o comportamento na vida real e o comportamento no brinquedo, a atuação no mundo imaginário e o estabelecimento de regras a serem seguidas criam uma zona de desenvolvimento proximal, na medida em que impulsionam conceitos e processos em desenvolvimento. (REGO, 1995, p. 83)

Sendo necessário então possibilitar uma reflexão sobre a importância que a escola, e neste caso específico que a utilização da Educação Física, desempenha papel fundamental no desenvolvimento psicomotor e consequentemente no aprendizado dos indivíduos, desde que sejam estabelecidas situações desafiadoras para que os educandos possam através de atividades direcionadas desenvolverem-se de forma integral.

A idade pré-escolar é considerada a fase áurea da vida em termos da psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se estrutura para capacitar o indivíduo para o exercício de atividades psicológicas mais complexas, dentre elas a aprendizagem institucional ou escolar. A maioria das teorias do desenvolvimento humano admite ser esta (Educação Infantil) de fundamental importância na vida, por esse o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começar a tomar formas claras e definidas. Nesse sentido é de suma importância que o professor saiba articular os conceitos a serem ensinados com as vivências dos alunos utilizado sempre a ludicidade para ministrar suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com