TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA COMO BENEFÍCIO PARA A QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  17/3/2022  •  Artigo  •  5.168 Palavras (21 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 21

        [pic 1]

  CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

  UNIDADE POLO PARQUE VITÓRIA - UNIASSELVI

COORDENADORIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA      

                  CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

        MARCIEL SANTOS

 

A ERGONOMIA COMO BENEFÍCIO PARA A QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

   

São Luís MA

2021

                                                       MARCIEL SANTOS

A ERGONOMIA COMO BENEFÍCIO PARA A QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física Bacharelado do Centro Universitário Leonardo da Vinci, como requisito parcial para conclusão de curso.

Orientador: Prof. Elysson Mizael de Castro

São Luís MA

2021

A ERGONOMIA COMO BENEFÍCIO PARA A QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autor: Marciel Santos

Prof. Orientador: Elysson Mizael de Castro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

RESUMO

A ergonomia é a ciência de estudar como as pessoas são eficientes em seu ambiente de trabalho, além de detalhar o que poderia ser feito para torná-las mais produtivas ao longo do dia. Em termos simples, um estudo ergonômico é conduzido para determinar se um funcionário está trabalhando para sua plena eficiência. Se o estudo concluir que a produtividade aumentaria e o funcionário se beneficiaria de uma mudança nos suprimentos, como uma cadeira diferente, uma mesa, um mouse, um monitor, etc., as mudanças necessárias são feitas para garantir que o funcionário não sofra danos e seja capaz. Para trabalhar no nível de produtividade total a partir de então. Infelizmente, em muitos locais de trabalho a ergonomia é um pouco pensada sobre o assunto, resultando em funcionários desenvolvendo problemas de longo prazo, como dor nas costas, síndrome do túnel do carpo, dor no pescoço, problemas de visão, etc. Os benefícios de trabalhar em um ambiente ergonômico são infinitos, mas alguns dos principais benefícios são atraentes tanto para os empregadores quanto para os funcionários, como a redução de custos, o aumento da produtividade, o aumento do moral dos funcionários e a melhoria da qualidade do trabalho. Quanto mais as pessoas trabalharem em um ambiente ergonômico, isso resultará em menos e menos fatores de risco e, por sua vez, diminuirá o número de pedidos de indenização que uma empresa enfrenta. Este trabalho explora sobre os benefícios que o uso de critérios de ergonomia beneficia o trabalhador em suas atividades laborais.

Palavras-chave: Ergonomia; Qualidade do trabalho; Produtividade; Saúde Ocupacional; Ambiente Ergonômico.

1 INTRODUÇÃO

A ergonomia é definida como o estudo de um local de trabalho, equipamento, máquina, ferramenta, produto, ambiente, e sistema que leva em consideração física, fisiológica, biomecânica e física do ser humano capacidades psicológicas e otimiza a eficácia produtividade dos sistemas de trabalho, assegurando ao mesmo segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Em geral, o objetivo da ergonomia é ajustar a tarefa ao indivíduo, não ao indivíduo, à tarefa.

Ergonomia é o estudo da produtividade das pessoas dentro no local de trabalho. Ela analisa a interação entre os seres humanos e outros aspectos de seu ambiente, para que as mudanças possam ser feitas (se necessário) para maximizar o bem-estar e desempenho dentro do escritório ou em outro ambiente laboral.

A ciência da ergonomia analisa aspectos de várias disciplinas diferentes, incluindo: antropometria, biomecânica, física ambiental, psicologia aplicada e psicologia social. É importante que os dados dessas diferentes áreas sejam combinados para que seu local de trabalho seja um ambiente mais confortável e produtivo.

Este trabalho tem por objetivo geral expor a importância da ergonomia como ciência que colabora para o bem-estar do ser humano em atividades laborais. E tem como objetivos específicos conhecer as técnicas utilizadas para uma ergonomia eficiente; estudar os benefícios que a ergonomia traz para um trabalho eficiente; compreender as consequências que trazem quando o trabalho é realizado de forma inadequada.

Este artigo apresentou como limitação os desafios da pesquisa quanto a busca de informações de diversos autores diferentes e renomados da área de ciências ergonômicas, além disso, o trabalho apresenta caráter de uma revisão de literatura que sugere ao leitor conhecer as diversas estratégias formadas ao decorrer dos anos sobre o estudo da ergonomia como fundamento para a eficiência e produtividade no trabalho.

O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma Revisão de Literatura na qual contribuiu para a obtenção de conhecimentos relacionados a ciências ergonômicas e de que forma elas beneficiam o trabalhador, onde foi realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados, COUTO 2011, BALBINOTTI 2003, IIDA 2006, CARVALHO 2008). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos dez anos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A Ergonomia como meio de qualidade de trabalho

Cerca de um século atrás, reconhecia-se que as horas e condições de trabalho em algumas minas e fábricas não eram toleráveis ​​em termos de segurança e saúde, e era evidente a necessidade de aprovar leis que estabelecessem limites permissíveis nesses aspectos. A determinação e declaração desses limites pode ser considerada como o começo da ergonomia. Eles foram, incidentalmente, o começo de todas as atividades que agora encontram expressão através do trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) (COUTO, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (148.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com