TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA PORTIFÓLIO

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PORTFÓLIO I

[pic 2]

VITÓRIA - ES

2021

Questões

1) Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

A ginástica/Cinesioterapia Laboral consiste em uma ordenada sequência de exercícios, que é individualmente desenvolvida para cada empresa e suas necessidades únicas, cada programa de exercícios deve ser aplicado por um profissional competente da área objetivando a prevenção de lesões com foco no bem estar do funcionário. (MANUAL SOBRE ERGONOMIA, 2001)

 (LIMA, 2007) Cañete (2001) Fala sobre a ginástica laboral classificando-a em três categorias: a ginástica preparatória, a ginástica compensatória e a ginástica corretiva.

• Ginástica preparatória - Consiste nas atividades realizadas antes do início das atividades laborais elas têm uma duração media de 7m podendo se estender até 10m e é composta de alongamento e aquecimento.

• Ginástica compensatória- São as atividades elaboradas para serem realizadas no decorrer da jornada de trabalho, com atividades que focam em desestressar a musculatura a fim de diminuir a fadiga e prevenir futuras lesões como, por exemplo, uma má postura na realização de tarefas que pode evoluir para futuros problemas de coluna.

 • Ginástica corretiva- Essas atividades assim com as compensatórias também, são realizadas no decorrer da jornada de trabalho com a função da recomposição das funções musculares. Elas podem ser executadas nas pausas que ocorrem durante o expediente ou em intervalos predeterminados, por exemplo.

 

2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.

Os custos gerados pela falta de assiduidade e dispensas médicas preocupam as empresas. As pessoas valorizam a maneira que as empresas investem em seus funcionários e na qualidade de atendimento da população em geral, o que visa ser propicio adotar o programa de GL na empresa (MENDES; LEITE, 2004).

Em concordância com o tema proposto Picoli e Guastelli (2002) fala sobre o alongamento, parte presente e de extrema importância para o programa de GL, já que o alongamento é uma atividade simples, suave, mas proporciona inúmeros benefícios a saúde do trabalhador. Dentre elas o autor apresenta: redução da tensão muscular, melhora a circulação sanguínea, melhora do retorno linfático, redução de lesões, desenvolvimento de consciência corporal e melhora da qualidade de vida.

E de maneira mais aprofundada são citados alguns dos benefícios da realização de GL, segundo Pagliari (2002) são eles:

a) Fisiológicos – Promove um aumento da circulação melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático, evitando assim a fadiga muscular. Melhora a mobilidade e flexibilidade músculo articular, diminui as inflamações e traumas, melhora a postura, diminui a tensão muscular desnecessária, diminui o esforço na execução das tarefas diárias, facilita a adaptação ao posto de trabalho, melhora a condição do estado de saúde geral;

b) Psicológicos – Ajuda a modificar a tão traumática “rotina de trabalho”, reforça a auto-estima, mostra a preocupação da empresa com seus funcionários, melhora a capacidade de concentração no trabalho;

c) Sociais – Encoraja o aparecimento de novos lideres de grupos, favorece o contato pessoal, promove a integração social, favorece o sentido de grupo - se sentem parte de um todo, melhora o relacionamento.  

3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

A melhor abordagem é com a utilização da Cinesioterapia/Ginástica laboral Compensatória ou de Pausa.

(LIMA, 2018) Fala sobre a eficiência deste tipo de ginástica com essa abordagem específica que acaba com a rotina operacional através de exercícios de compensação para esforços repetitivos e as posturas solicitadas no ambiente de trabalho.

Em quanto que Oliveira (2006) complementa sobre o tema afirmando que a prática desses exercícios coordenados aplicadas nesse modelo irá inibir vários aspectos negativos acarretados pelos vícios de posturas adquiridos no ambiente de trabalho por conta de atividades monótonas e repetitivas muitas vezes necessárias na produção de uma empresa. Esse modelo de atividades compensatórias deve ser elaborado de maneira individualizada específicas não apenas para uma determinada empresa, mas sim para cada setor da empresa separadamente, partindo do principio que cada um deles executa uma rotina de trabalho diferenciada.

Programa de treinamento:

  1. Na ginástica Laboral compensatória, predominam exercícios de alongamento, relaxamento muscular e de correção postural.

É realizada no decorrer da jornada de trabalho nesse caso específico citado na questão, recomendasse exercícios de alongamento dos membros inferiores como a parte posterior dos músculos do quadríceps e panturrilha  e também da coluna lombar (Má postura), pois permanecem em flexão (dobrados) durante a posição sentada, gerando encurtamentos musculares que podem ser as causas de dores tanto na coluna lombar quanto nas articulações de quadril e joelhos. 

Ao trabalhar na postura sentada sua coluna sofre em torno de 30% mais pressão do que na postura em pé, portanto é extremamente recomendável e necessário para manter a saúde da coluna vertebral as pausas para alternâncias de postura e a prática de exercícios laborais.

Exemplos:

  1. Eleve as pernas até ficarem paralelas ao chão e estique a ponta dos pés à sua frente, alongando o peito do pé. Depois, aponte os dedos em sua direção, deixando que o calcanhar se projete frontalmente. Você pode fazer algumas repetições desses movimentos alternando os pés ou mantendo-os juntos.
  2. Fique de pé, levante os dois braços e entrelace os dedos, girando as palmas das mãos em direção ao teto. Fique na ponta dos pés e alongue-os o máximo que puder como se estivesse se espreguiçando.
  3. De pé com uma das pernas esticadas, flexione a outra perna de maneira a abraçar o joelho na direção do abdômen mantendo o tornozelo apontado para baixo e a coluna alinhada.
  4. Dentre muitos outros possíveis exercícios.

4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?

Sim, pois a aplicação da ginástica laboral independe do fator de risco do tipo de  profissão e seu ambiente de trabalho. Segundo Silva (2007), como o próprio nome indica em sua transcrição literal, Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho em busca de uma melhor qualidade de vida para os funcionários visando evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Além de exercícios físicos, a Ginástica Laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Ela é uma prática que busca a prevenção de futuras lesões através da correção de postura, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com