TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Fisica Adaptada

Por:   •  21/2/2023  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

  1. Projeto de regência

Identificação do projeto: Estudo dos métodos específicos para pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar.

  1. Relatório e autoavaliação sobre o desenvolvimento do projeto de regência

Brincadeiras Adaptativas

Projeto realizado em brincadeiras adaptativas, no trabalho pedagógico com a pessoa com deficiência física, possa realizar algumas atividades, levando em conta a limitação física do aluno além de, considerando as suas habilidades e seu interesse para realizar outras atividades. É importante também perguntar ao aluno qual é a forma mais adequada de ajudá-lo. Diante da sua maior dificuldade em realizar tarefas que envolvem a parte motora, vamos adaptar materiais para que criança com deficiência física possa interagir com eles favorecendo sua autonomia e seu aprendizado.

Atividades de sensibilização, também com relação à orientação e mobilidade, para apresentar as deficiências locomotoras, vivências com cadeiras de rodas ou usar limitadores de movimentos em atividades aquáticas, para os alunos perceberem as limitações motoras do grupo com deficiências físicas. Estas estratégias observadas foram satisfatórias para o aprendizado os alunos, pois, durante a disciplina, despertaram discussões importantes sobre a inclusão, abordagem, como abordar, como proceder, como lidar, entre outras indagações.

- Justificativa:

Mostrar para os alunos o lado da inclusão de todos no lazer e recreação nas aulas de educação física.  A atividade de coordenação motora propõe às crianças cobrir as linhas verticais tracejadas, aperfeiçoando assim seus gestos relacionados com o traçado no desenho, o encaixe etc, preparando-as para a escrita. Além disso, propõe outras diferentes atividades práticas de coordenação motora e viso motora com o intuito de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido.

- Conteúdos a ser trabalhados:

Movimento, o aperfeiçoamento dos gestos relacionados com apreensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas, e artes visuais, exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas. Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Os conteúdos trabalhados

Objetivo geral:

  • Contribuir para a construção de conhecimento que possibilite a formação do aluno.

Objetivo específicos:

  • Apresentar os conteúdos trabalhados na Educação física adaptativa;

  •  Mostrar a relação de trabalho com os alunos que possuem necessidades educacionais especiais.
  •  Relatar a vivência do estágio supervisionado.

- Desenvolvimento:

Para Ferreira (2010) os objetivos de ensinar Educação Física nesse caso a recreação nas séries iniciais incluindo o primeiro ciclo do ensino fundamental é fazer com que a criança tenha continuamente no atendimento da formação integral, contribuir com a formação do caráter e personalidade moral, desenvolver o espírito cooperativo de grupo, fortalecimento das relações humanas, desenvolver características físicas, psíquicas e motoras, aquisição do domínio do corpo, para isso, a criança precisa conhecer a si mesma, e por fim, criar gosto pela atividade física.  As Brincadeiras Adaptadas, levam as crianças a aprenderem a agir em uma esfera cognitiva, dependendo de motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos (VYGOTSKY, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (200.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com