TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  1/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Renata Santos de Souza

 RA: 8030559

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao     Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro.

Batatais

2019

Descrição da atividade

  • Ainda hoje não é raro que nos deparemos com a desinformação e nos surpreendamos com situações de preconceito e discriminação que assolam as pessoas com deficiências. Para tentar compreender o desprezo e o assistencialismo que rodeiam e marginalizam esses indivíduos, é necessário analisar a origem de todo o processo, cujos desdobramentos continuam até o tempo presente.
  • Nas culturas antigas, as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo, face aos perigos da época.
  • Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas (pessoa com deficiência) que eram submetidas à exclusão social passaram a ser encaminhadas a instituições onde, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado.
  • Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição.
  • Recentemente, as práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência pautado em princípios como autonomia.
  • Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais? Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais.
  • Mas, afinal, o que caracterizam estes paradigmas histórico-sociais que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?
  • Diante do exposto, o estudante deverá construir no quadro toda contextualização das formas de atendimentos que foram realizados no decorrer dos tempos às pessoas com deficiência em relação aos tipos de Paradigma descritos.

Tipos de Paradigmas

Conceito/definição/significado

Forma de atendimento

Crie um exemplo

Paradigma histórico-social da exclusão

Descrever o que é exclusão.

É a ação de deixar alguém ou algo de lado, negar, afastar, descartar, tirar de alguém alguma possibilidade de conviver em grupo, por exemplo.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento.

Por exemplo: quando uma pessoa se desfaz da presença da outra, não da oportunidade para essa pessoa interagir com os demais, fazendo com que a pessoa se afaste do grupo.

Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento.

Por exemplo, Quando alguém não foi convidado para uma festa de um parente ou amigo. Ou quando a pessoa é excluída de um evento ou círculo de amizade pela sua condição financeira, e até mesmo pela aparência, como ocorre com o ator mirim Auggie Pullman (Jacob Tremblay) em algumas cenas do filme “O extraordinário” no qual, devido a sua aparência, o personagem enfrenta dificuldades de inclusão quando começa a frequentar a escola.

Paradigma histórico-social da Segregação

Descrever o que é Segregação.

É quando um determinado grupo ou individuo é afastado da sociedade e perde contato físico com outros tipos de grupos ou pessoas.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento.

Por exemplo: Quando pessoas que possuem deficiência mental ou física são colocadas para conviver com outras que apresentam as mesmas condições, afastando-as do convívio com outros tipos de grupo.

Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento.

 Por exemplo, quando os familiares levam um parente especial para morar em uma instituição, longe da sociedade, como ocorreu em 1903, em Barbacena, Minas Gerais, num manicômio de grandes proporções, onde essas pessoas ficaram isoladas e perderam contato físico com outros grupos da sociedade.

Paradigma histórico-social da Integração

Descrever o que é Integração.

É a atitude que a sociedade tem de aceitar indivíduos diferentes de seu convívio comum, desde que, esses indivíduos se adaptem a essa sociedade que os aceitaram.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento.

Por exemplo: Quando as pessoas com algum tipo de deficiência física começam a frequentar as aulas em escolas públicas, e elas passam a conviver com pessoas que não possuem as dificuldades de se locomover como elas têm.

Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento.

Por exemplo: Quando um cadeirante, deficiente auditivo ou outros tipos de deficiência, começam a frequentar uma escola ou lugares que não iam antes, porém encontram dificuldades com a infraestrutura ou atendimento, pois a sociedade os aceitou, mas ainda com resquícios de exclusão.

Paradigma histórico-social da Inclusão

Descrever o que é Inclusão.

É a inserção de um grupo na sociedade, fazendo com que os atos de igualdade sejam para todos, fazendo com que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento. Por exemplo, quando um determinado grupo da sociedade passou a ter os mesmos direitos que outro grupo tinha.

Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento.

Por exemplo, quando as mulheres conquistaram o direito de votar e passaram a usufruir desse direito, que só os homens tinham, no ano de 1934.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (315 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com