TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  3/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Samara Scheuer Paz

8085230

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Curso Educação Física Bacharel

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Florianópolis

2022

Exclusão: É quando pessoas com deficiências são “excluídas” de certas atividades ou ambientes, por terem tais dificuldades motoras ou psíquicas.

Atendimento: Essas pessoas são encaminhadas para associações/instituições especializadas, para melhor atendê-las.

Descrição de atividade: Os alunos com deficiência estão matriculados em instituições de ensino com ambiente diferente das escolas normais, chamadas de escolas especiais.

Segregação: pessoas com deficiências passaram a ser encaminhadas às instituições onde, mediante segregação, poderiam receber atendimento especializado.

Atendimento: receber atendimento especializado de uma instituição;

Um modelo médico de deficiência, entendido como um déficit que precisa ser superado.

Descrição de atividade: Acontece no mundo corporativo quando alguns funcionários trabalham em um ambiente diferente ou simplesmente não têm os mesmos acessos e direitos que o restante da empresa. Essa separação também é evidente quando pessoas diferentes não são promovidas ou contratadas para cargos de liderança, tornando a divisão aparente em um nível superior.

Integração: neste conceito, a deficiência é encarada como um problema único e individual de cada indivíduo, com tais limitações, e ele por si só, é responsável pela sua “reabilitação”. Baseando nas “exigências” da sociedade.

Atendimento: Do ponto de vista médico, a integração das pessoas no sistema social baseia-se no princípio da normalização;

O foco do cuidado está na deficiência, entendida como uma “deficiência” que precisa ser superada.

Descrição de atividade: Em uma organização, envolve a inserção de equipes diferentes em quase todas as áreas, mas sem alterar a estrutura e/ou cultura da empresa. Dito isto, uma mulher pode fazer parte de um setor dominado por homens, mas ela tem que se encaixar, e não o contrário.

Inclusão: baseasse no oposto da exclusão, onde a intenção é incluir todo e qualquer indivíduo, seja por uma deficiência, gênero, sexualidade ou raça. Incluir na sociedade, sem descriminação.

Atendimento: Proporcionar um ambiente livre, tanto para indivíduos que possuem problemas de locomoção, como o uso de rampas, como também a inclusão de pessoas com alguma dificuldade auditiva, fazendo o uso de um tradutor de libras.

Descrição de atividade: Essa inclusão irá envolver uma grande transformação organizacional com mudanças e modificações no modelo de trabalho, nos rituais de gestão, nas estruturas físicas e até mesmo de estratégias. Pois não é o membro que deve se adaptar à empresa, mas sim as instituições que devem modelar-se para atender à demanda da diversidade humana, e suas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com