TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  23/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Juliewerson Pires de Aguiar

8123671

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Licenciatura Ed. Fisíca

Primeiro Portfólio

Trabalho      apresentado ao        Claretiano        Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Batatais

2022

Primeiro Portfólio /roteiro/descrições dos Tipos dos Paradigmas de Atendimento


Objetivos
• conhecer as diferentes formas de tratamento dispensado às pessoas com deficiência.
• compreender e identificar os principais paradigmas sociais e educacionais relacionados à Educação Inclusiva.
• diferenciar os termos e assimilar os principais conceitos ligados à Educação Especial e à Educação Física Adaptada.


Descrição da atividade

Ainda hoje não é raro que nos deparemos com a desinformação e nos surpreendamos com situações de preconceito e discriminação que assolam as pessoas com deficiências.
Para tentar compreender o desprezo e o assistencialismo que rodeiam e marginalizam esses indivíduos, é necessário analisar a origem de todo o processo, cujos desdobramentos continuam até o tempo presente.

Nas culturas antigas, as pessoas com deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, poderiam colocar em risco a segurança de toda a tribo, face aos perigos da época.

Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas (pessoa com deficiência) que eram submetidas à exclusão social, passaram a ser encaminhadas a instituições na qual, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado.

Durante as últimas décadas, predominaram práticas sociais pré-inclusivistas orientadas por um modelo médico de deficiência, visando à integração social de pessoas em tal condição. Recentemente, as práticas sociais inclusivas têm se baseado em um modelo social da deficiência pautado em princípios como autonomia. Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais?


Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais. Mas, afinal, o que caracterizam estes paradigmas histórico-sociais que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?

Diante do exposto, e após assistir ao vídeo “Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão: Paradigmas do processo de inclusão “disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHTbF1Pz9Uc> você deverá descrever de acordo com o que está sendo pedido em cada um dos paradigmas histórico sociais de atendimentos. Estas descrições deverão ir ao encontro das formas de atendimentos que foram realizados no decorrer dos tempos às pessoas com deficiência em relação aos tipos de Paradigma descritos.

Paradigma histórico social da exclusão.

Exclusão ocorre simplesmente por jugar que uma pessoa é incapaz de realizar determinado movimento com isso acredita-se que essa pessoa e invalida, resultando na exclusão das demais pessoas. Quando o deficiente é isolado essa pessoa tem os seus direitos violados, com isso o pode de decisão deste individuo não é respeitado além do direito de ir e vir em determinados espaços públicos ou privado que não oferecer acessibilidade isso também é uma forma de exclusão. Ou quando a sociedade não respeita as leis que garante direitos dessas pessoas isso é uma forma de exclusão.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento 

Quando um grupo social exclui a pessoa portadora de deficiência de terminado meio da sociedade ou dá comunidade de convívio.

 Descrever uma atividade simulando este tipo de atendimento

 O professor prepara uma aula de educação física porem um aluno possui uma deficiência física ele é cadeirante e não vai poder participada da aula de basquetebol, o professor jugar que esse aluno não vai conseguirá realizar as regras do basquetebol. Por esse aluno ser cadeirante.

O professor pede ao aluno que observe a aula e diz para o aluno que ele nunca vai conseguir jogar basquetebol.

Paradigma histórico social da Segregação.

Descrever o que é Segregação é o ator separar ou isolar o individuo em um ambiente que será comum a pessoas do mesmo gênero ou doença intelectual.

Descrever como ocorre esta forma de atendimento 

Normalmente em associações e institutos que possuem estrutura física e mão de obra qualificada neste tipo atendimento destinado a esse publico. Exemplo APAE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (321.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com